//25ª Agrishow sedia evento de gala dos engenheiros agrônomos “Cerimônia Deusa Ceres”

25ª Agrishow sedia evento de gala dos engenheiros agrônomos “Cerimônia Deusa Ceres”

No último dia 2 de maio, foi realizado um dos eventos mais aguardados pelos profissionais das ciências agronômicas do Estado de São Paulo, a “Cerimônia Deusa Ceres”, durante a 25ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto.

Neste ano, a solenidade, organizada pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp), foi marcada pela emoção, que tomou conta do auditório lotado com mais de 400 pessoas.

“Todos os anos participamos e nessa edição nos sentimos lisonjeados e orgulhosos por ter dois colegas da Secretaria entre os homenageados: Carlos Alberto De Luca, da CATI, e Marcos Landell, do Instituto Agrônomico (IAC/Apta). Outro fato importante para nós é a realização dessa festa dentro da Agrishow. A premiação é uma valorização da categoria e um estímulo, principalmente para os jovens que participam, que podem conhecer a experiência de diversos profissionais, inclusive de alguns professores que marcaram essa profissão tão importante”, afirmou Francisco Jardim,  secretário de Agricultura e Abastecimento (SAA), ressaltando que os profissionais das ciências agrárias tem um dom de Deus. “Eles têm esse dom de trabalhar com as plantas e sementes, contribuindo para aumentar a produção de alimentos, trabalhando com a natureza e melhorando aquilo que Deus criou. Parabéns a todos os homenageados e aos colegas da Secretaria e do Brasil”.

Segundo o presidente da Aeasp, Angelo Petto Neto, o evento é um momento de valorização de profissionais tão importantes para a sociedade. “Essa cerimônia é extremamente importante para a Associação e a sociedade. Ela foi instituída por normas estatutária tem sido realizada ininterruptamente há 46 anos. Esta a minha sexta edição da cerimônia à frente da Aeasp e me sinto muito gratificado. Tivemos a felicidade de, há alguns anos, ter trazido a cerimônia para dentro do evento Agrishow, por meio de uma cooperação estreita com a Secretaria de Agricultura, que nos permitiu utilizar o anfiteatro do Centro de Cana. Hoje, o público que participa é o da nossa categoria, que vem pela homenagem e valorização das pessoas que escolhemos. Indiscutivelmente todos os premiados são de altíssimo nível e competentes em suas áreas. Nos sentimos extremamente gratificados por homenagear esses homens e mulheres”.

Categoria Ater: laureado foi Carlos Alberto De Luca, da CATI

Agraciado com a medalha Fernando Costa na área de Ater, o engenheiro agrônomo Carlos Alberto De Luca, diretor da CATI Regional Votuporanga, subiu ao palco com lágrimas nos olhos, mas com um sorriso iluminado pela gratidão de ver o seu trabalho de 34 anos na CATI reconhecido por profissionais de todo o Estado. “É uma felicidade e uma surpresa muito boa receber esse prêmio, o qual faço questão de dividir com todos aqueles com quem trabalhei e trabalho. Ser agrônomo é mais que um título e uma profissão, é uma paixão que carrego por conta das minhas raízes rurais herdadas dos meus pais que vieram para o Brasil trabalhar na ‘roça’”, contou.

Lista completa dos homenageados em cada categoria

-Troféu Deusa Ceres de Engenheiro Agrônomo do Ano: TsaiSiu Mui – diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) /Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo (USP)

– Medalhas Fernando Costa

Ação Ambiental: José Olympio Salgado Veiga – Precursor da política ambiental em vigor no Estado de São Paulo, atuou na implantação do Departamento de Proteção de Recursos Naturais (DPRN), da Secretaria do Meio Ambiente.

Assistência Técnica e Extensão Rural: Carlos Alberto de Lucca – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

Cooperativismo: José Antonio de Souza Rossato Júnior – Diretor-presidente da Coplana e vice-presidente da Socicana.

Defesa Agropecuária: AntonioTubelis – Professor titular aposentado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e consultor agropecuário. Pesquisador da clorose variegada dos citros e do greening.

Ensino: Maria Helena Calafiori – Professora do curso de Engenharia Agrônomica na Unipinhal, que iniciou sua carreira na CATI, como estagiária na Casa da Agricultura de Socorro, onde atuou entre 1969 e 1970, por sua identificação com a área de extensão rural.

Iniciativa Privada: Maurício Palma Nogueira – Empresa Agroconsult.

Pesquisa: Marcos Guimarães de Andrade Landell – Instituto Agrônomico (IAC)

-Medalha Joaquim Eugênio de Lima – para engenheiros agrônomos ligados à área de paisagismo: José Flávio Machado Leão – Propark Paisagismo e Ambiente

-Destaque Comunicação Rural: Revista A Granja

« de 6 »