//50ª Exposição Agropecuária de Barretos ocorre em junho

50ª Exposição Agropecuária de Barretos ocorre em junho

A 50ª Exposição Agropecuária de Barretos será realizada entre os dias 04 e 10 de junho de 2018, no Recinto Paulo de Lima Correa do município, através do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande e da prefeitura, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e SEBRAE.

À frente da comissão organizadora, o pecuarista José Faria apresentou as principais novidades do evento e a expectativa da retomada de uma feira tão importante para o setor agropecuário. “A exposição irá resgatar, no recinto, uma cultura que por muitos anos foi a nossa grande referência. O encontro já foi reconhecido como o melhor do segmento no país. Depois, sofreu várias mudanças e essas mudanças não ocorreram com sucesso. Porém, volta em sua 50ª edição com tudo e não focando apenas na pecuária, mas também será uma Feira de Agronegócio”, anuncia o empresário, destacando a atenção que será dada aos novos implementos, sementes e adubos.

Faria anuncia as renomadas palestras para esclarecer os principais assuntos aos pequenos, médios e grandes produtores rurais. “Teremos palestras de vários setores do agro. Além da pecuária, haverá explicações para o pessoal da seringueira, da cana-de-açúcar, atividades com o SEBRAE e provavelmente vamos ter uma instituição financeira para falar do mercado futuro. O que queremos focar é no fortalecimento do agronegócio e temos essa meta de atingir toda a cadeia produtiva.”

“A feira tem esse Foco, mostrar o que está sendo feito e o que tem efetivamente para evoluir. Além disso, teremos vários bancos que darão possibilidades e linhas de crédito favoráveis para que esse pequeno produtor possa investir  e melhorar seu desempenho.” – José Faria

Para a exposição de gado, José confirma a raça Nelore, a Guzerá e a possibilidade de também ser julgada a Girolando ou a Cindy. “Certamente, o número de animais para julgamento deve chegar a 400 ou 500 cabeças, fora as provas equestres”, afirma o pecuarista, informando a realização dos Três Tambores, entre outras. “Com estas, deveremos ter entre 700 e 800 animais no recinto.”

CULTURA

Para enaltecer a cultura local, a 50ª Exposição Agropecuária sediará um concurso de Queima do Alho e também um de Música Raiz. “O evento será muito importante para a área do turismo de Barretos, mostrando o devido reconhecimento para o recinto, que também pode sediar outros encontros do município durante o ano, para fortalecer ainda mais o setor turístico”, esclarece José Faria, relembrando que a Expo foi a responsável pela criação da maior Festa do Peão do Brasil. “A feira foi uma referência para o nascimento da Festa de Barretos que, a partir dela, também nasceu a nossa terceira referência, que é o Hospital de Câncer, o Hospital e Amor, porque foi dos grandes eventos dentro do parque que o Henrique Prata teve habilidade de convocar os artistas para mobilizar a construir o HC.”

PARCERIAS

O empresário não deixa de ressaltar o grande tripé para a concretização deste acontecimento. “A exposição sempre terá uma sustentação importante: a comissão, a prefeitura como entidade pública e o sindicato rural. Essas três frentes vão ser a grande sustentação, elas vão possibilitar que este evento cresça e se desenvolva, porque eleé muito importante para o município. Junto à comissão, temos pessoas participativas, funcionários do sindicato, pessoas da prefeitura, pessoas do setor rural, enfim, um grupo competente”, enfatiza.

Com uma programação bem estruturada, Faria garante que a “Bodas de Ouro” da Expo Barretos será sucesso. “O que a gente tem certeza é que este ano será um grande evento. Tenho a convicção de que, ano a ano, cresceremos cada vez mais. Que possamos ser a terceira referência da região, juntamente com a Agrishow e a FEACOOP, fortalecendo essa cadeia e toda essa cultura de atividades do agro regional”, acrescenta.

“A região poderá aproveitar a feira para expor seus produtos aos visitantes, que acompanharão o evento para se atualizar e verificar as novidades, acompanhar o avanço da tecnologia, do mercado e da indústria.”

PROGRAMAÇÃO

04 e 05/06 – Segunda e terça-feira

Horário ATRAÇÃO LOCAL
08 –18h Entrada dos animais RECINTO

 

06/06 – Quarta – Feira

Horário ATRAÇÃO LOCAL
  Pesagem dos animais e produção do catálogo  

 

07/06– Quinta – Feira

Horário ATRAÇÃO LOCAL
09h Julgamento animais Pista de julgamento
10h Palestra Cultural A definir
14h Palestra Cultural A definir
18h Palestra SEBRAE A definir
20h Reinauguração Recinto Entrada do recinto. Presença do prefeito municipal

 

08/06 – Sexta- Feira

Horário ATRAÇÃO LOCAL
08h Julgamento animais Pista de julgamento
09h Palestra Cultural A definir
10h Palestra: Pecuária/Minerva A definir
14h Eliminátorias dos três tambores Pista de provas
15h Palestra Cultural A definir
16h Palestra CATI + Leite A definir
19h Eliminátorias dos três tambores Pista de provas
20:30h Apresentação de shows culturais e moda de viola Palco Recinto
20h Rodeio e provas cronometradas Arena de rodeio
22h Show Palco

 

09/06 – Sábado

Horário ATRAÇÃO LOCAL
08hs Julgamento animais Pista de julgamento
09h Palestra Cultural A definir
11h Palestra Cultural A definir
12h Concurso Queima do Alho/catira e viola Ponto de Pouso ao lado do restaurante
14h Prova do três tambores Pista de provas
20:30h Final Concurso de Moda Raiz Palco
22h Show Palco

 

 

 

10/06 – Domingo

Horário ATRAÇÂO LOCAL
08h Julgamento Campeonato das raças Nelore e (ainda a definir) Pista de julgamento
11h Final Campeonato três tambores Pista de provas
12:30h Almoço beneficente A definir

Obs: Programação sujeita a alterações sem prévio aviso