//MAPA aprova regulamentação de boas práticas e bem-estar animal apresentada pela Confederação Nacional do Rodeio – CNAR

MAPA aprova regulamentação de boas práticas e bem-estar animal apresentada pela Confederação Nacional do Rodeio – CNAR

O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), através da Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal, aprovou a regulamentação das boas práticas e bem-estar animal apresentada pela CNAR – Confederação Nacional do Rodeio – ao órgão.

Segundo o parecer apresentado pelo MAPA, a Comissão constatou que as práticas previstas pela CNAR estão alinhadas com as normas federais vigentes, uma vez que estabelecem requisitos para a realização dos rodeios e disciplina desde a infraestrutura do local do evento até as obrigações dos responsáveis pelos animais.

Ainda segundo o documento, o regulamento da Confederação – que foi apresentado em outubro de 2017 – está apropriado para contribuir com o bem-estar dos bovinos e equinos participantes do rodeio sob sua chancela.

Para o presidente da CNAR, Jerônimo Luiz Muzetti, a aprovação é mais uma conquista para o esporte que gera empregos e movimenta a economia de diversos setores. “Este é mais um importante passo para que o rodeio seja cada dia mais respeitado em todo o país como profissão e esporte que possuem regras para proteger tanto competidores quanto animais”, afirmou Muzetti.

Foto: Diego Rodrigues