//Custo Agrícola na Comercialização

Custo Agrícola na Comercialização

O mercado subiu, tenho que vender? O mercado caiu, não vendi, perdi? Muitos produtores se perguntam qual é o momento certo de comercializar os seus produtos produzidos em sua propriedade, sendo estes in natura e cada um com suas exigências no mercado. Mas qual é o momento certo de vender?  O momento certo de vender é quando produtor sabe exatamente quanto custou para produzir o seu produto, podendo o mesmo ter várias atividades e até mesmo plantar várias culturas dentro da mesma propriedade.

“O momento certo de vender é quando produtor sabe exatamente quanto custou para produzir o seu produto.”

O custo agrícola não é somente aquele valor que o produtor pegou no banco para custear a sua safra, o custo agrícola é tudo aquilo que está ligado diretamente aos fatores de produção, são aqueles que sem eles o produtor não consegue desenvolver o seu negócio, incluindo a retirada do seu salário.

Custo agrícola é tudo aquilo que está ligado diretamente aos fatores de produção.”

É importante destacar que o produtor deve separar os gastos da empresa rural, ou se ja, os gastos da propriedade dos gastos pessoais, conforme cita o princípio da entidade que juntamente com os outros princípios foram incorporados pelos CPC’S – Código De Pronunciamento Contábil; ele pode traçar as metas da empresa e as metas pessoais através do planejamento, entender que para realizar as metas pessoais à empresa rural tem que cumprir suas obrigações e que as obrigações da empresa são prioridade.

 

Se o produtor tiver mais de uma atividade em sua propriedade, ele deve relacionar e separar os gastos: “De acordo com a NPC 2 do IBRACON – Instituto Dos Auditores Independentes Do Brasil, o Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos”. Despesas – “Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração”.

 

CUSTOS DESPESAS
Ø  Gastos de criação ou produção. Ø  Gastos administrativos e de vendas.
Ø  Vinculados diretamente aos Produtos. Ø  Não se identificam diretamente à criação ou produção.
Ø  Gastos com o objetivo de criação ou produção da empresa rural. Ø  Gastos a outras atividades não desenvolvidas pela empresa rural.

 

O produtor que não tiver em mãos o que é custo e o que é despesa não conhecerá ao certo se seu negócio lucrou ao vender o produto produzido na propriedade, se pode ou não investir ou ampliar alguma área dentro da empresa rural comprando máquinas, melhorando os sistemas, contratando mais uma mão de obra, investindo em novas tecnologias. Após apurada a comercialização da empresa rural e dependendo da condição do seu negócio que deve ser visualizado em relatórios, mesmo que o produtor tenha vendido na alta do mercado ou no momento do melhor preço do ano, ele poderá não saber se lucrou e assim expõe “a saúde da empresa” com riscos.

mesmo que o produtor tenha vendido na alta do mercado ou no momento do melhor preço do ano, ele poderá não saber se lucrou e assim expõe ‘a saúde da empresa’ com riscos.”

Assim como em todo negócio há o período sazonal na produção agrícola, não seria diferente, há o período exato do plantio e da colheita, o mercado oscila com altas e baixas, sendo que isto é influenciado por diversos fatores como: internos, externos, política, acordo comercial entre grandes potências, conflito no mercado internacional, mas, tendo a certeza dos seus gastos, o momento certo sempre é aquele quando o produtor pode manter “a saúde da empresa” apurando o lucro, seguindo com seu negócio e isso sempre será resultado de quem tem o controle da sua empresa.

Esclarecendo: A guerra comercial entre China X EUA, vem desde a metade do ano de 2018 prolongando-se por todo o ano de 2019; isto ocorreu devido a algumas sanções dos EUA contra China e da China contra EUA. Os dados são gerados pelo USDA – United States Department of Agriculture – Departamento De Agricultura Dos EUA, que saiu na primeira semana de janeiro com dados relevantes sobre oferta e demanda (é sempre muito aguardado, a sua divulgação acontece durante todo o ano safra com informações atualizadas sobre as commodities agrícolas). Muitos países aguardam os tão esperados relatórios para fazer projeções e negociações, então a dica é: Fiquem ligados nas notícias e de olho na tela de mercado!

Stéfanni Ribeiro, atua no Agronegócio há 11 anos. Hoje, é Consultora em Gestão para Empresas Rurais na Terra Verde Consultoria. Integrante sócia da SOBER – Colunista voluntaria na Pagina Liga do Agro.