O tema “Terra, Trabalho e Família: mulheres para o futuro” reuniu mulheres de 10 Estados brasileiros sábado 11/03 na Fazenda Palmeiras em Ipameri-GO, de Sônia e Nilton Bonato e celebrou Dia das Mulheres no Agro
A propriedade de Sônia e Nilton Bonato foi palco de um sábado especial para as mulheres do Agro, que se reuniram para um momento de reflexão sobre sua força e representatividade diante da produção sustentável e lucrativa nos negócios rurais.
A Fazenda Palmeiras, que sediou o evento, é uma Unidade Demonstrativa do Programa Rural Sustentável Cerrado e, entre os objetivos do programa, visa aumentar a produtividade no mesmo espaço, sem agredir o meio-ambiente.
“Agradecida pela presença de cada uma, que deixou sua casa para estar conosco.
A lavoura de despertar foi SEMEADA.
O que mais me alegrou foi saber e ver com meus próprios olhos uma iluminando a outra. Que coisa mais linda foi a união com o mesmo objetivo e propósito: agregar para ter melhores resultados na vida pessoal e profissional.
Cada semente que lançamos temos que cuidar para que cresça viçosa e produza muitos frutos, sementes sem cuidado não vingam.” Esse é o Feedback de Sônia sobre o evento.
A anfitriã Sônia Bonato segue sendo uma inspiração para essas mulheres e desponta seu evento como programação referência no setor: o Grupo da Cooperativa Cocamar, por exemplo, esteve presente e foi composto por 56 mulheres que viajaram de ônibus por cerca de 15 horas para prestigiar o Dia de Campo. Algumas mulheres atravessaram dois ou 3 Estados dirigindo até chegar a Ipameri.
“Meu trabalho começou do zero há 27 anos. Realizamos diversas iniciativas sustentáveis, trabalhamos com seriedade o sistema ILP – Integração Lavoura, Pecuária – plantamos muitas árvores, realizamos o trabalho de preservação de nascentes e restauramos uma erosão. Hoje, nossa propriedade é referência para os vizinhos da região. inclusive na época da seca, nossos vizinhos vêm buscar água para tratar do gado aqui com a gente”, ressaltou Sônia, complementando que “quando a mulher passa a trabalhar na propriedade, com seu olhar e cuidado diferenciado e vendo além, ela transmite a todas as outras mulheres a segurança que ela é capaz de sair da zona de conforto, tendo iniciativa e contribuindo de forma ativa para o progresso do negócio da família!”
Como parte da programação, foi realizada uma oficina de estudos com duração de 60 minutos que estimulou rodas de conversa sobre o papel da mulher no passado, presente e futuro da sociedade e das propriedades. Houve um consenso entre as dezenas de mulheres que: no passado, as mulheres não tinham voz, no presente está ocorrendo uma fase de despertar das mulheres do campo e, no futuro, elas se enxergam livres, mais unidas e com oportunidades iguais no mercado de trabalho.
O dia de campo foi gratuito e promovido pela propriedade em parceria com o IABS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade e contou com a presença ilustre de pecuaristas e produtoras rurais, da Deputada suplente Talita Oliveira da Bahia, do representante da Agricultura Embaixada de Israel no Brasil, o sr. Ari Fischer, além da embaixadora NORDESTE do CNMA, Ani Sanders, que veio do Piauí especialmente para o evento. O dia encerrou com um almoço com costela de chão conduzida pela assadora profissional Helô Palácio ao som da dupla sertaneja Tom e Léo, de Goiânia.
Fonte: Luciene Gazeta –
Matriz da Comunicação Assessoria
Fotos: Tiago Alves