//Jovem Agricultor do Futuro do Senar-SP promove aprendizagem e estímulo ao trabalho do campo

Jovem Agricultor do Futuro do Senar-SP promove aprendizagem e estímulo ao trabalho do campo

Estudantes de Mogi das Cruzes que participam do Programa visitam sede da Faesp/Senar-SP e compartilham experiências

Nesta terça-feira (15), a entidade recebeu a visita de estudantes que participam do Programa Jovem Agricultor do Futuro do Senar-SP, na cidade de Mogi das Cruzes. Jovens entre 14 e 17 anos puderam conhecer a sede da entidade e a missão do Senar-SP com seus cursos sobre formação profissional e promoção social.
O Programa Jovem Agricultor do Futuro tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor dos jovens para se tornarem pessoas autônomas, responsáveis e profissionais que correspondam ao mercado de trabalho da agricultura e da pecuária, além de trabalhar a gestão de uma propriedade rural de forma sustentável.
Criado em 2006, já atendeu até 2023 mais de 42 mil jovens participantes, presentes em mais de 100 municípios paulistas. Com 464h, distribuídas em nove módulos, de abril a novembro, o curso é constituído por diversas oficinas e projetos que criam situações de aprendizagem e desenvolvem competências.
Para Renata Esposito, instrutora pedagógica, a perspectiva é que esses jovens continuem no agro. E destaca que entre os desafios está o de terminarem o curso, pois muitos param para trabalhar e ajudar na renda familiar.
“Tivemos uma aluna que começou sem muita pretensão e hoje trabalha com manutenção de canteiros e jardins. Como também tivemos outros estudantes que prestaram ETEC em Agronegócio”, ressalta Renata.
Helena Ronchi, engenheira florestal e instrutora técnica do Senar-SP, diz que “durante o programa trabalhamos não só os assuntos técnicos de produção de planta, mas também os fatores sociais, econômicos e ambientais que estão envolvidos nesta prática, juntamente ao desafio de fazê-los desafio de fazê-los ‘pensar fora da caixa’. O cultivo de flores orgânicas comestíveis aliado a venda de chocolate, por exemplo, é agregar valor ao que foi produzido.”
“Os estudantes desenvolvem no programa outras habilidades além da parte técnica, eles passam a se expressar melhor, trabalham a disciplina e a responsabilidade e ver essa transformação é gratificante, explica”, explica.
“Dentre os vários cursos oferecidos pelo Senar-SP, o Programa Jovem Agricultor do Futuro tem a importância de oferecer a esses jovens estudantes conhecimento dos desafios, mas também das oportunidades, que existem no agronegócio, fonte de emprego e renda para as famílias”, afirma Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP.