//Gestão e inovação são destaques do VIII Congresso ANDAV

Gestão e inovação são destaques do VIII Congresso ANDAV

Otimismo frente a um cenário político e econômico em transformação, uma maior troca de conhecimento e networking entre os profissionais do setor agro e o fechamento de negócios marcaram o VIII Congresso ANDAV – Fórum & Exposição, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de agosto, em São Paulo.

Para o presidente executivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), que realiza o evento, Henrique Mazotini, o encontro superou as expectativas. “Os temas do Fórum atraíram bastante atenção e tivemos, no 1° Encontro das Mulheres da Distribuição, um exemplo de envolvimento, da importância em discutir temáticas essenciais para o desenvolvimento de negócios, gestão e, acima de tudo, de pessoas”, apontou.

Quem esteve presente nos três dias de evento, que movimentou público de 5.140 pessoas entre expositores, visitantes e congressistas,além de obter grande troca de informações sobre o setor do agronegócio, pôde efetivar networking na área de exposição. Foi o caso das empresas presentes na “Ilha de Startups”, uma novidade da edição.

O Congresso ANDAV fechou esta edição com 85 marcas participantes, 16% a mais que no ano passado

A próxima edição do evento já tem data marcada, de 12 a 14 de agosto de 2019. “Tivemos a presença de deputados, como o federal, Arnaldo Jardim. Destacamos também novas tecnologias apresentadas pelas empresas nas palestras que tivemos e todas essas visam o melhor atendimento do distribuidor ao produtor rural. Esse evento se repete a cada ano, crescendo mais e ficando cada vez mais importante”, ressaltou Henrique.

Com sucesso de público nos dois pavilhões que contam com 85 marcas expositoras, mais de 50 lançamentos de produtos foram realizados. O Fórum ainda movimentou um público de 890 congressistas, com palestras lotadas e temas relevantes ao cenário nacional.

“Foi novamente um evento de sucesso. Ao todo, passaram pelo Congresso mais de 5 mil pessoas, o que é o mais importante.” – Henrique Mazotini

1º Encontro de Mulheres da Distribuição

De forma inovadora, foi realizado o 1° Encontro das Mulheres da Distribuição, com programação especial focada na atuação das mulheres na distribuição de insumos agropecuários, um setor predominantemente masculino, mas que vem apresentando forte presença feminina nos últimos anos. Mulheres de destaque do agronegócio apresentaram seus casos e deram depoimentos sobre liderança feminina, conexão entre mulheres da área, além de histórias de sucessão nas empresas.

“Fizemos uma pesquisa e identificamos que 28% do corpo de gestão já são mulheres, então, mais do que oportuno foi fazer esse encontro para destacar a importância delas assumindo a essas empresas”, apontou o presidente executivo da ANDAV.

3ª Pesquisa Nacional da Distribuição

Com a plateia lotada, o VIII Congresso apresentou a 3ª Pesquisa Nacional da Distribuição, com os dados coletados em 2017. Fernando Turco, diretor da ANDAV, disponibilizou os números que traduzem a força do distribuidor agropecuário brasileiro e fez, no início de sua apresentação, um pedido contundente: “Temos que defender o setor agro e reiterar sempre que somos responsáveis pela segurança alimentar das pessoas”.

A pesquisa, com supervisão da KleffmannGroup, teve participação de 60% dos associados ANDAV, sendo que 84% dos respondentes eram diretores das empresas que tiveram, no ano passado, faturamento de R$ 104 bilhões. Números apontados afirmaram que 59% das revendas no Brasil possuem filiais, 12% das empresas fazem parte de algum grupo econômico e 66% das firmas realizam projetos ambientais e/ou sociais. Além disso, 83% delas possuem armazéns próprios, 58% realizam Barter, que representa, em média, 28% do faturamento. E mais: ao todo, 89% das que realizam Barter possuem armazenamento de grãos; 53% delas pensam em abrir novas filiais; 85% têm plano de investir na empresa e 78% estão abertas a propostas de investimentos externos.

Patrocínio

O evento contou com o patrocínio máster da Syngenta e patrocínio bronze da Corteva, além do apoio institucional de importantes entidades como Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBIO), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e Suas Especialidades (ABIFINA), Associação Brasileira de Indústria Química (ABIQUIM), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP), Associação de Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado (ADICER), Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Centro Oeste e Sul de Minas (ADICOSUL), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Tocantins (AEATO), Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (AENDA), Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (CEARPA), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG) e Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF).

 

TAGS: