//Homenagem à pecuária marca edição do Ribeirão Rodeo Music

Homenagem à pecuária marca edição do Ribeirão Rodeo Music

Crédito: Gustavo H.

Entre 21 e 30 de abril, foi realizada mais uma edição do Ribeirão Rodeo Music (RRM), no Parque e Exposições de Ribeirão Preto (SP), com lindas homenagens à pecuária nacional em sua cerimônia de abertura. Adir do Carmo Leonel, Fabio Cardoso e Maria Tereza Lemos Costa Calil foram os três pecuaristas brasileiros homenageados, recebendo o 1º Prêmio Antônio Joaquim de Moura Andrade (conhecido como Rei do Gado).

Referência na criação de gado Nelore, Adir afirmou que a honraria foi muito significativa. “E fico feliz por perceber que ainda tem gente lutando por este segmento e por festas como essa aqui no Parque”, disse.

Criadora de gado da raça Gir Leiteiro no Brasil, Maria Teresa acompanhou o Ribeirão Rodeo Music desde o início do evento e se emocionou com a celebração. “Nunca imaginei que seria homenageada nesta edição. É uma emoção muito grande ver este evento que cresce cada vez mais e que tem em sua essência o setor agro e a pecuária, tão importantes para o nosso Brasil”, destacou.

Fábio Cardoso, pecuarista que seguiu a tradição do pai Domingos Cardoso e hoje é um dos personagens mais importantes na pecuária de corte no regime extensivo, foi representado pelo filho Alan Cardoso. “Ficamos muito felizes em termos a nossa história reconhecida dentre outros pecuaristas tão respeitáveis em nosso país”, declarou.

O primeiro dia do evento ainda sediou na arena a prova WorkingPenning, pelo Circuito MegaHorse. A competidora Júlia Fletcher, de 21 anos, foi a vencedora sendo a única mulher entre os 20 competidores. O tempo dela foi de 13s130. A festa também contou com os shows de JetLag, Alok, Matheus &Kauan e Cleber &Cauan, que abriram a programação artística do RRM no dia 21.

Tributo a Tião Carreiro e Queima do Alho

A cultura e a tradição sertaneja também foram prestigiadas no domingo (22) durante a o Festival Sertanejo do RRM, que teve a típica Queima do Alho e um tributo a Tião Carreiro, com apresentações de artistas que fizeram parte da vida do músico, como as duplas João Mulato & Douradinho, Deley&Dorivam e Valdo Reis & Pratini.

Em busca do título de melhor comida estradeira, 12 comitivas participaram do tradicional Concurso da Queima do Alho. A campeã de 2018 foi a Velho Barreiro, de Serra Azul. “É muito importante esse reconhecimento, a comida faz parte da cultura sertaneja e estamos muito honrados em poder representar essa tradição”, apontou Clemente Martone, integrante da comitiva que participa há seis anos da Queima do Alho do RRM. Em segundo lugar no concurso ficou a Bela Vista e em terceiro a Velho Sinueiro.

O tributo a Tião Carreiro ainda contou com uma exposição organizada pela filha do músico, Alex Marli Dias. “Manter a história do meu pai viva é mais do que seguir com a tradição da música raiz sertaneja, é também dar força para as novas duplas e músicos que estão envolvidos com essa cultura hoje”, expôs. Chapéus, viola e toda a trajetória do músico estavam expostos para apreciação do público.

A homenagem também contou com a apresentação do grupo de catira Espora de Prata, de Barretos, e de berranteiros e violeiros. “Tião Carreiro é o símbolo do mundo caipira e ícone da vida na roça. Essa homenagem é para manter viva essa tradição, na música, na gastronomia e no jeito caipira”, finalizou Matheus Calil, organizador do evento.

A Festa continuou

No final de semana seguinte, de 27 a 30, o Ribeirão Rodeo Music continuou com as provas de Três Tambores e Baliza (ABQM), Team Penning (Circuito MegaHorse), montarias em cavalo no estilo Cutiano com competidores da Seleção Brasileira de Cutiano e o rodeio em touros pela Liga Nacional de Rodeio. No palco, os shows de:Wesley Safadão, Ludmilla, Henrique e Juliano, Felipe Araujo,Gusttavo Lima, Juliano Cezar, Bar do Leo com o cantor Leonardo, Jorge e Mateus, Simone e Simaria e Jefferson Moraes.