//Patrocínio Paulista inaugura unidade de beneficiamento de leite e fábrica de rações

Patrocínio Paulista inaugura unidade de beneficiamento de leite e fábrica de rações

No dia 06 de julho, ocorreu a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Leite e a fábrica de Rações em Patrocínio Paulista, entregues às Cooperativas Nacional Agro Industrial (Coonai) e dos Agropecuaristas da Alta Mogiana (Coalta). As estruturas foram adquiridas com recursos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado.

O evento contou com a presença do Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Francisco Sergio Ferreira Jardim, além do deputado federal Arnaldo Jardim e do deputado estadual Marco Vinholi, entre outras autoridades.

No valor de R$ 2,2 milhões, a usina de beneficiamento de leite da Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonai), tem capacidade de pasteurização de 40 mil litros de leite por dia, embalados em saquinhos e garrafas. A estrutura trará benefícios diretos a 32 cooperados, com expectativa de envolver mais de 100 produtores da região.

A fábrica de ração entregue à Cooperativa dos Agropecuaristas da Alta Mogiana (Coalta), no valor de R$ 1,6 milhão, será utilizada por 22 cooperados, para produzir cinco toneladas de ração por hora. A fábrica agregará valor à produção de milho de mais de 50 produtores da região.

Para Arnaldo Jardim, Patrocínio dá mais um importante passo em direção à produtividade com as instalações inauguradas. “O produtor quer ciência, desenvolvimento e respeito a  sua capacidade de produzir, para continuar a ser campeão na produção agropecuária”, afirmou. “Se o Brasil não está em uma situação mais grave devido à recessão dos últimos três anos, é por conta da agricultura. É nesse setor que temos vantagens competitivas e comparativas”, proferiu.

Francisco Jardim reafirmou o compromisso em apoiar o produtor rural e destacou que a situação mudou com investimentos na indústria de transformação e de insumos. “O País atualmente é o quinto produtor mundial de alimentos e o trabalhador gasta 17% do salário com alimentação. As políticas públicas deram certo, mas o produtor rural é a figura básica nesse processo”, disse o secretário da pasta.

“Esse é um marco para a Coonai que, instalada em Patrocínio Paulista, poderá estar mais próxima e atender melhor aos cooperados, e também para a cidade, que contará com investimentos e empregos”, explicou Marcelo Barbosa Avelar, vice-presidente da Cooperativa. As indústrias serão responsáveis ainda pela geração de 40 vagas de empregos diretos.

De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Freitas, é papel das cooperativas gerar resultados econômicos e sociais dentro da comunidade. “Esse processo incentiva o desenvolvimento regional. Nos municípios onde há cooperativas instaladas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 12 a 14% superior àqueles em que não há, pois essas organizações têm a capacidade de gerar e manter os recursos no local”, afirmou o dirigente da organização que agrega 7.619 cooperativas e 15,2 milhões de cooperados.

 

Também participaram do evento o deputado estadual Marco Vinholi e o assessor da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Américo Utumi.

Sobre a Coonai

A Cooperativa Nacional Agro Industrial (Coonai) conta atualmente com cerca de 1250 cooperados, de 40 municípios do Estado de São Paulo. O principal produto de seu portfólio é o leite pasteurizado, mas a Cooperativa também continua disponibilizando no mercado uma marca própria de café torrado e moído. A Coonai ainda conta com lojas de produtos agropecuários em Patrocínio Paulista e Pedregulho, além da Socoop, uma administradora e corretora de seguros em geral.