Desde junho deste ano, a Sodrugestvo está de casa nova em Uberlândia (MG), no Setor Sul do município. O prédio, com melhor estrutura, proporciona para os seus 60 colaboradores um ambiente seguro e moderno, que busca trazer tranquilidade, inspiração e renovação para administração de suas operações no Brasil, além de obter espaços confortáveis para a visita de clientes e fornecedores.
Para Leonardo H. Azevedo, responsável pelo Departamento Comercial Óleo e Farelo, a cidade mineira está como ponto fundamental para o desenvolvimento dos negócios no Brasil. “Fomos acolhidos e tratados de maneira calorosa e com muito respeito. Estamos empenhados em oferecer os melhores produtos e serviços ao mercado brasileiro, já que estamos localizados de maneira estratégica, geograficamente falando.”
O grupo Sodrugestvo é uma companhia agroindustrial que serve mercados mundiais. A empresa está verticalmente integrada em três unidades de negócio: infraestrutura especializada (incluindo portos de águas profundas), logística (com vagões e instalações de armazenamento) e alojamentos de processamento (para a produção de proteínas e óleos de produtos animais e vegetais).
“Todas as operações da Sodrugestvo no Brasil são coordenadas a partir da nova sede. O resultado dessa mudança é o sucesso que estamos conseguindo com nossa equipe em participar cada vez mais do agronegócio brasileiro.Estamos trabalhando para um ambiente cada vez mais favorável ao nosso crescimento”, afirma o diretor da empresa no Brasil, Clesio Gomes.
O diretor destaca ainda a importância da posição geográfica de Uberlândia, que possui uma localização privilegiada para acesso rápido aos principais pontos do país. “A cidade mineira foi escolhida exatamente pela situação geográfica no polo de agronegócios e vem sendo a opção nas escolhas de grandes indústrias como cidade modelo no mercado em expansão”, adiciona.
Safra 2017/2018
A Sodrugestvo consolidou sua presença na região da Alta Mogiana no Estado São Paulo neste ano, onde a parceria com os produtores gerou ótimos resultados. A descarga de 24 horas na fábrica de São Joaquim da Barra (SP) foi fundamental. “Para atingir os objetivos, aumentamos o volume descarregado e diminuímos o tempo de fila, porque o produtor tem um custo enorme com a colhedeira parada na lavoura aguardando seus caminhões retornarem dos pontos de recepção. Por isso, em Guaíra (SP), nossa equipe já estuda a viabilidade dessa medida para a próxima safra”,aponta Eduardo Vilaça, gerente de Originação.
Já em Pires do Rio (GO), foi consolidado o investimento de mais um silo, o qual aumentou a capacidade de recepção e armazenagem, oferecendo ao produtor um ponto a mais de atendimento para essa safra. “Estreamos também nesse ano nossa operação de recepção e armazenagem em Paracatu (MG), onde esse silo foi destaque de volume recorde obtido na região”, apresenta.
Investimentos no Brasil
Já se encontra em fase de execução o projeto para construção do sistema de qualidade para a produção do farelo altamente proteico (hypro) na planta de São Joaquim da Barra (SP), atendendo clientes com alta demanda por esse produto no mercado interno e externo. Ao todo, serão investidos R$ 11 milhões.
A Sodru também está atuando no mercado de milho na região de Guaíra (SP), oferecendo ao produtor serviços de armazenagem, que é referência de qualidade na região. Neste ano, os agricultores poderão contar com o suporte da equipe comercial para assessorá-lo nas vendas.
“É mais uma aposta no mercado brasileiro. Neste momento de crise pelo qual o país vive, a Sodru está aumentando a estrutura, contratando mais funcionários, apostando no Brasil, através de melhorias na gestão; uma empresa que tem um processo de hierarquia horizontal, onde todos têm acesso às informações; uma empresa que foca muito no ser humano profissional, oportunidade de crescimento, um grupo que acredita nesse país, mesmo com regras tributárias complexas”, ressalta Vilaça, demonstrando os benefícios de uma estrutura horizontal, na qual os funcionários participam ativamente das decisões.
Comércio global
Com sede em Luxemburgo, a Sodrugestvo opera ativamente nas regiões da Rússia e da CEI, Escandinávia e Norte da Europa, Mediterrâneo e Oriente Médio, América Central e América Latina e se concentra no fornecimento de produtos de processamento de oleaginosas (farelo de oleaginosas, óleos), bem como no fornecimento de grãos e outras culturas agrícolas.
Nas operações brasileiras, a Sodru, através da Aliança Agrícola, bateu o recorde de volume exportado para a Rússia com crescimento de 70% relativos à safra 2017/2018, totalizando 875.000 tons de soja, movimentando os portos de Imbituba (SC), Barcarena (PA) e Vitória (ES).