Grandes profissionais do campo, além de serem amigas, essas mulheres possuem o desejo em comum de discutir, expor e trocar experiências vividas no setor agropecuário
Singular e empoderado, um grupo de amigas encontrou um denominador em comum, a vontade de crescer e conhecer ainda mais sobre o Agronegócio Nacional. Unidas, essas mulheres passaram a organizar reuniões dentro dos congressos que juntas participavam.
A princípio, essa atividade era chamada carinhosamente pelas integrantes de “Agro Amigas”, porém, com a entrada da CEO da empresa Junqueira Rodas, Sarita Junqueira Rodas, o nome foi modificado para “Agro Rainhas”. Esta alusão se deu, pois, para a nova participante da equipe, cada mulher em sua área de domínio é soberana no que faz.
Inicialmente, o objetivo desses encontros era para que elas pudessem trocar experiências e conhecimentos do setor. No entanto, esta pequena conferência foi florescendo, tomando vida e ganhando corpo. Por esse motivo, as profissionais do campo perceberam a necessidade de fazerem algo, pessoalmente e na prática.
Assim, as realezas planejaram e realizaram o primeiro dia de campo do Agro Rainhas, no dia 12 de julho de 2019, na sede da fazenda Água Milagrosa, localizada em Tabapuã (SP), reunindo agropecuaristas de todo o país para debater “O papel feminino no Agro”. O momento de integração foi de muita amizade e com conteúdo técnico de ponta, onde a CEO Sarita e sua equipe de gestores da fazenda apresentaram manejos técnicos das culturas de citricultura, cana e pecuária, além de modelos de gestão e governança.
A anfitriã Sarita Rodas recebeu todos seus convidados com graça e maestria. “Foi um encontro para falarmos sobre o papel da mulher no agronegócio e compartilharmos conhecimento, que gera crescimento pessoal em cada uma de nós, pois, aprendemos com a bagagem e vivência que cada uma traz”, diz.
A empresária ainda evidenciou as dificuldades e os desafios impostos diariamente pela profissão. “Naturalmente, a mulher é criada para liderar pessoas e acredito na sua resiliência, que não desiste nunca apesar dos desafios. Trazemos a habilidade que está fortalecendo o agro no Brasil.”
“Naturalmente, a mulher é criada para liderar pessoas e acredito na sua resiliência, que não desiste nunca apesar dos desafios. Trazemos a habilidade que está fortalecendo o agro no Brasil.” – Sarita Rodas
Dentre as participantes, estava presente a consultora Mariely Biff, de Tangara da Serra, município de Mato Grosso; ela que foi a pioneira do Agro Rainhas e fez questão de declarar seu amor pelo grupo e denotar com alegria toda a sua evolução. “Somos amigas. Independente da concorrência do mercado, o respeito vem acima de tudo. Hoje, nosso encontro se tornou uma maratona de conhecimento e inspiração. E o crescimento vem pela união de pessoas, sem polarização ou competição”, pronuncia.
Para a produtora de Goiás, Sônia Bonatto, o saber é o caminho para a conquista e, a cada passo, elas estão ganhando seu espaço. “Batalhamos para ter cada vez mais conhecimento. E que o nosso trabalho e as nossas conquistas sejam respeitados. A mulher aprende a gerir o seu negócio muitas vezes por necessidade e, para gerir, é necessário conhecer. Por isso, ter determinação é essencial para alcançarmos os nossos objetivos.”
O primeiro dia de campo do Agro Rainhas marcou a evolução da atuação feminina no setor, reforçando seu poder de exercer grandes funções na abrangente área do agronegócio. As integrantes desse belo grupo sabem que a liderança e vitória vêm através da união de forças e um mesmo objetivo, por isso, anote aí, essas mulheres irão conquistar o mundo do Agro!
Atualmente o número de mulheres no Brasil administrando, comprando insumos, fazendo negócios e à frente dos estabelecimentos rurais, está crescendo. Segundo o último censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje, 18,6% das fazendas são conduzidas pela garra feminina, um aumento superior de seis por cento comparado há 10 anos. Os dados da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), da Organização das Nações Unidas (ONU) constam que, dos 43% de pequenos agricultores do mundo, 1,3 bi são mulheres.
Depoimentos das rainhas
Alessandra Decicino, executiva comercial Brasil da MPrado Governança Corporativa
“O 1º Encontro na Fazenda Água Milagrosa foi um evento maravilhoso, com presença e participação de mulheres referência em suas áreas de atuação em todo Brasil. A sensação ao final do dia foi de profunda gratidão e voltamos para nossas regiões altamente motivadas, inspiradas e engajadas em continuar fortalecendo a participação da Mulher e o desenvolvimento do agronegócio.”
Angela Ruiz, assessora de comunicação na Climatempo
“A atuação da mulher no mercado de trabalho do agronegócio brasileiro aumentou nos últimos 10 anos e os dados e censos agropecuários revelam o crescimento. E essa iniciativa do Grupo Junqueira Rodas, sob a gestão da CEO Sarita Rodas, abriu a oportunidade de trocar conhecimento sobre a gestão dentro e fora da porteira e dividir o aprendizado.”
Mariely Biff, consultora em Sucessão Familiar para o Agro
“Este encontro estreitou os laços de amizade e reforçou a ideia de que todas estamos caminhando com os mesmos propósitos. Na era digital, é inenarrável poder abraçar e sentir a energia das pessoas. E isso aconteceu neste dia. Espero que possamos sempre somar e fazer a diferença na vida de outras pessoas, levando conhecimento e verdade!”
Noelle Viegas, produtora de arroz
“Para mim, a visita na fazenda Água Milagrosa significou troca de conhecimentos, além de aprender sobre a cultura da laranja e da cana, conhecer as perspectivas de cada uma que estava lá, olhar no olho de cada uma e ver a essência que as tornam verdadeiras e tão representativas em suas atividades. Os momentos vivenciados estão para sempre em minha memória e me motivando em minha rotina diária, para que seja possível estar presente num próximo encontro.”
Roberta Paffaro, diretora de desenvolvimento de Mercado do CME Group
“Um encontro para compartilhar histórias e também agregar conhecimento. Uma outra visão da agricultura, da pecuária e citricultura. Foi um dia de campo para elas e por elas. Sarita inspira outras mulheres a vencerem cada obstáculo com muita determinação e coragem. Como sempre digo, juntas somos mais fortes!”
Saile Dayani Farias, professora em Agronomia e Agronegócio na UNOESTE
“Unir em um dia de campo agropecuário, informação técnica e sororidade, fez do encontro das Agro Rainhas, uma experiência inesquecível para mim! Como engenheira agrônoma, posso dizer que saí da Fazenda Água Milagrosa com uma bagagem incrível e fiquei encantada com o potencial genético para produção de carne e a docilidade da raça Tabapuã. Aprendi muito sobre governança e sucessão familiar, através da explanação de vivência nesses temas de alguém que soube gerenciar de forma maestrosa a herança que recebeu de seu pais. A Sarita é uma inspiração para nós que empreendemos no setor Agro de nosso país, além de ter uma equipe de trabalho diferenciada, pois, ficou claro que gerir pessoas é o diferencial dos negócios do grupo Junqueira Rodas e comprova na prática, a força da mulher no campo. Este encontro me deixou ainda mais apaixonada sobre a importância da união e defesa do nosso papel como mulheres do Agro. Um encontro que ficou na história e em nossos corações.”
Sônia Bonatto, produtora rural
“Fomos conhecer de perto a sucessão de uma família que transformou suas vidas e de todos que dependem dela. Com determinação e coragem de enfrentar as diversidades do agronegócio, eles investiram em conhecimentos, ajuda de profissionais e união dos sucessores. A transformação está à vista, depois de aprender um pouco de citrus, cana e Tabapuã, berço da raça, tivemos a certeza que as redes sociais, bem utilizadas, nos trazem surpresas agradáveis e amizades sensacionais. Com esse objetivo, saímos de lá com a certeza que foi riquíssimo e indescritível o sentimento de realização.”
Ronara Santos Lasmar, coach de Carreiras Agro“Neste encontro, aprendi mais sobre a pecuária, gestão, como fidelizar clientes internos – funcionários. Fiquei impressionada como todos demonstravam muita satisfação em fazer parte da história e do time Junqueira Rodas. Aprendi sobre as reais dificuldades dos negócios familiares (a verdade “nua e crua”) e sobre coragem, em vários aspectos, dentro do negócio familiar. Foi inspirador, emocionante e de muito valor pessoal e profissional.”