//Ações da FAESP em tempos de coronavírus

Ações da FAESP em tempos de coronavírus

Comitê criado durante pandemia, busca minimizar impactos no setor agropecuário estadual

O Sistema FAESP/SENAR-SP sempre esteve ao lado do homem do campo, em prol do desenvolvimento das atividades agropecuárias no estado de São Paulo. E nesse momento de grandes impactos causados pelo Covid-19, não é diferente.

Sob a liderança de Fábio de Salles Meirelles, a FAESP adotou medidas emergências para orientar, tranquilizar e auxiliar produtores rurais durante o período de pandemia.

Como líder no setor agropecuário estadual e referência do agronegócio nacional, Fábio Meirelles destina a sua vida e seu tempo para garantir melhores condições de vida e de trabalho à população rural, defendendo políticas públicas que assegure desde o plantio, colheita até a comercialização de produtos.

Logo nas primeiras semanas de informações sobre o coronavírus, Meirelles instituiu a criação de um comitê de crise, para monitorar e propor ações de apoio ao produtor rural, a fim de minimizar a crise da pandemia nas atividades rurais e no abastecimento de alimentos à população.

A FAESP definiu diversas estratégias para mitigar os impactos, entre elas, a criação de um grupo para monitorar em tempo real, os problemas e garantir a manutenção das atividades, disponibilizando canais diretos, via e-mail ([email protected]), ou número de WhatsApp (11 – 94710-8788), para que os produtores relatassem suas dificuldades com relação a produção agropecuária.

O comitê de crise da FAESP, encaminhou às entidades competentes, governos federal e estadual, propostas para reavaliação de crédito rural, tributação, prorrogação de prazos, redução ou retirada de taxas, com objetivo de garantir melhor operacionalização das atividades no campo.

A FAESP também enviou aos sindicatos rurais, um manual com orientações sobre os cuidados e higiene para prevenção do coronavírus.

Outra importante iniciativa da FAESP, foi a criação de uma nova plataforma digital, a Pertinho de Casa (https://www.pertinhodecasa.com.br), que sem fins lucrativos, conta com o apoio do Sebrae-SP, SENAR-SP, Accenture, Facebook, V-Tex e Pag Seguro. O objetivo é conectar produtores rurais e pequenos negócios aos compradores mais próximos. Tudo sem custos e sem taxas de utilização, tanto para quem vende quanto para quem compra, agilizando com muita conveniência, o processo de comercialização dos produtos.

Em homenagem e reconhecimento aos trabalhos realizados, e a liderança de Fábio Meirelles no Agro, na última semana (16/4), a Revista Dinheiro Rural, publicou o artigo “A prioritária atenção à saúde do agricultor na luta pela vida.”

“São muitas dificuldades e desafios que enfrentamos para ajudar e garantir, que milhares de famílias rurais continuem produzindo durante a crise da pandemia. Mas não podemos subestimar nossa capacidade para alcançar grandes coisas quando estamos unidos e com um objetivo em comum. Somos guiados pelo nosso propósito, de manter o homem no campo, com boas condições de produção, de uma vida melhor e garantindo o abastecimento para toda a nação e juntos, faremos a diferença para produtores rurais e consumidores.” Finalizou Fábio de Salles Meirelles, Presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP.

Fonte:  FAESP/SENAR