//“A FÉ SEM A OBRA É MORTA” (São Tiago 2: 26

“A FÉ SEM A OBRA É MORTA” (São Tiago 2: 26

A Rússia proibiu vendas externas de girassol, trigo, centeio, cevada e milho,a Argentina restringiu a exportação de óleo e farelo de soja até o final de 2023, a Malásia vai reter toda carne de frango produzida em seu território. Isso significa 3,6 milhões de aves a menos no mercado global todo mês e a Indonésia vetou a exportação de óleo de palma, concorrente dos óleos de soja e de girassol. Importantes fornecedores regionais, Cazaquistão, Quirguistão, Argélia, Egito, Sérvia e Kwait também proibiram exportações de trigo, milho, óleos vegetais e massas

Tudo isso talvez seja o medo de ver prateleiras e gôndolas vazias, sem carnes, ovos, leite, frutas e legumes. Um cenário que estimula a reflexão sobre a importância do setor no dia a dia da população. Os mecanismos de proteção aos mercados locais vão desde a proibição total à exportação até a fixação de cotas capazes de garantir, primeiro, o suprimento interno, com o excedente liberado para o comércio exterior. As retenções atingem principalmente grãos, óleos vegetais, frango e até algodão.

Na contramão desse movimento está o Brasil,segundo maior exportador de alimentos do mundo e maior exportador mundial de café, soja, carne bovina e de frango e um dos maiores no milho,  acreditando no livre comércio, com nossos produtos chegando a mais de 180 países.  Por aqui mesmo ocupando o 5º. lugar em área cultivadas do planeta, perdendo para Índia, EUA ,China e Rússia que juntas representam 36% de toda área cultivada, o  nosso país passou por uma pandemia onde o agro não parou, e garantiu o abastecimento a milhares de pessoas, num verdadeiro exemplo para o mundo. 

Um elo importante de toda essa cadeia, é o seu escoamento, que em quase sua totalidade é feita via terrestre, por caminhões que atravessam todo território, levando os produtos produzidos no campo até o seu destino para posterior consumo. Acuados ao se manifestar legitimamente e de forma ordeira, receberam ameaças e multas impagáveis tão pesadas que às vezes extrapolam até o valor do veículo. O resultado todos nós já conhecemos, o heróis da pandemia, cruzaram os braços e tiraram umas “férias” e vão esperar apoiados por milhares de brasileiros.

Felizmente ainda temos prateleiras recheadas de alimentos, mas todos estão esperando uma atitude daqueles que têm o poder para reequilibrar nossas instituições, porque ao contrário muita gente vai começar sofrer as consequências de tal indecisão. É como está escrito no livro sagrado, a palavra não vale nada se não vier acompanhada de uma ação. Então que se busque rapidamente estabelecer a verdade, que a todos liberta.