//Douglas Leonardo, um elo forte entre empresa e comunidade

Douglas Leonardo, um elo forte entre empresa e comunidade

Ele tem um bom relacionamento com instituições, articulando estratégias para estabelecer parcerias em programas de sustentabilidade e responsabilidade social. Identifica e avalia oportunidades de parcerias, a fim de atender os objetivos da organização e consolidar imagem no mercado.

Entre outras funções é responsável por administrar e intermediar todo o relacionamento com órgãos públicos e comunidades. Mas estas são apenas as funções básicas de Douglas Leonardo Correia de Souza, gerente de Relações Institucionais da Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das empresas líderes do setor sucroenergético brasileiro 2ª maior produtora mundial de açúcar e 2ª maior produtora de açúcar do Brasil.

Douglas, é natural de Ilha Solteira (SP), casado e pai de um filho,  formado em Administração de Empresas e especialista em Comércio Exterior e Logística, contou para a Revista Agro S/A um pouco da sua trajetória profissional. Confira.

Nome completo, idade, formação e atuação?

Douglas Leonardo Correia de Souza, gerente de Relações Institucionais

Conte-nos um pouco de sua vida antes de conhecer o grupo Tereos.

Sou natural de Ilha Solteira/SP, casado e tenho um filho. Sou formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá. Possuo especialização em Comércio Exterior e Logística Internacional pelo INPG (Instituto Nacional de Pós Graduação).

Comecei minha carreira profissional trabalhando na área de Recursos Humanos, passando posteriormente para produção industrial, no setor de planejamento e controle da produção.

Em 2006, surgiu um convite para trabalhar como Relações Públicas de uma empresa de transporte coletivo. Desde então atuo na área de relacionamento institucional, passando por três empresas, sempre com essa proposta de atuação.

 Quando a sua história se encontra com a Tereos? Conte-nos sobre essa sua relação com o grupo.

Comecei a trabalhar na Tereos, em 2011, como analista de Relações Institucionais, passando posteriormente para a função de especialista, até o ano de 2018. Foram 7 anos de aprendizagem e desafios, onde pude conhecer muito sobre o setor e a região de atuação da companhia. Retornei ao grupo no início de 2021, agora na função de gerente, muito motivado e feliz, com a sensação de estar de volta à minha casa. 

Qual a missão de um gerente de relações institucionais do grupo Tereos?

Hoje, um profissional de relações institucionais é o responsável por administrar e intermediar todo o relacionamento com organizações da sociedade civil, órgãos públicos e comunidades no qual a empresa a qual pertence, está inserido. 

O principal objetivo da área é servir, além dos interesses da companhia, aos interesses e bem-estar de toda a comunidade em que estamos inseridos, mantendo um canal de contato sempre aberto para o diálogo com a sociedade e o poder público.

Conte-nos sobre esse compromisso que o grupo possui com as comunidades do entorno de suas operações.

A Tereos é hoje considerada hoje uma das líderes mundiais na fabricação de açúcar e etanol, processando matérias-primas agrícolas em 46 unidades industriais em 17 países. No Brasil, são oito unidades – sete no segmento de açúcar e etanol, localizadas nas cidades de Colina, Guaíra, Guaraci, Olímpia, Pitangueiras, Severínia e Tanabi, todas no noroeste paulista, e outra unidade em Palmital, na área de amido de milho e mandioca.

Aliada a parceiros em todo o mundo, a Tereos inova ano a ano sempre antecipando os desenvolvimentos de mercado nas áreas de alimentação, energia e ambiente, de forma sustentável com foco em atender necessidades industriais e alimentares globais.

Na Tereos, temos um compromisso com as comunidades onde atuamos e com o cuidado e a preservação da saúde de todos. Por exemplo, durante toda a pandemia de Covid-19 temos apoiado os municípios das regiões onde se localizam nossas unidades e contribuído com a doação de cestas básicas e álcool 70°. 

No início de julho, por exemplo, foram doadas 200 cestas básicas à cidade de Colina através do Fundo Social, uma iniciativa de distribuição que engloba também as cidades de Tanabi, Guaíra e Viradouro. Nesta safra, já distribuímos 2000 cestas básicas e mais de 13 mil litros de álcool 70º em toda a região.

Também desde 2012 doamos energia para o Hospital do Amor de Barretos. Desde 2017, doamos cerca de 1050 MWh por um período de sete meses a cada ano. A energia doada abastece as unidades Antenor, Infantil e São Judas.

Agora no segundo semestre abrimos um curso de capacitação em operação de máquinas agrícolas exclusivamente voltado para mulheres, na unidade de Tanabi, dentro de nossos esforços não só de desenvolver a comunidade como também de atuar nas frentes de diversidade e inclusão e aumento da presença feminina no campo.

Como o grupo tem inovado neste período de pandemia? Quais investimentos foram feitos?

Iniciamos a safra 2021/22, com a mesma preocupação da anterior: garantir a saúde dos nossos colaboradores durante a pandemia de Covid-19. Por sermos uma cooperativa internacional, desde o início de 2020, com as notícias sobre a pandemia na Europa, a Tereos já vinha se preparando para uma possível adaptação da rotina de trabalho no Brasil e, dessa forma, em pouco tempo foi possível colocar em home office todo o time administrativo.

No trabalho essencial de campo, em que não foi possível o trabalho de casa, foram adotadas todas as diretrizes da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. Por sermos uma companhia de atividade essencial (produção de alimentos), não foi possível parar o dia a dia. Foi então criado um Comitê interdisciplinar de discussão a respeito da Covid para tomada de decisão, implementação e comunicação de medidas que visem preservar a saúde dos colaboradores e dar continuidade às operações de suas unidades.

Entre as medidas, foram adotados distanciamento, uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível em todas as unidades, com reforço na higiene de objetos e instalações, limpeza reforçada nos ônibus de transporte dos colaboradores, contratação de novos ônibus para que os colaboradores viajem utilizando apenas os bancos próximo à janela, em grupos reduzidos por veículo, e revezamento entre as pessoas para utilização do restaurante e maior espaçamento das mesa.

 Também criamos o Programa de Apoio e Prevenção à Covid-19 (PAP Covid) para ajudar os colaboradores e seus familiares com a saúde mental. O Programa atende os colaboradores e seus familiares por meio da parceria com a Social Consultoria, disponível 24 horas, todos os dias da semana. O contato é realizado por telefone, de forma gratuita, por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos, mantendo total sigilo. 

Para a comunidade, conforme já falamos, investimos nas doações de cestas básicas, álcool em gel e também de testes de Covid para diversas cidades com as quais mantemos relacionamento próximo. Também reforçamos ações de comunicação, transmitindo informações aos colaboradores e seus dependentes. 

No ano passado, distribuímos uma cartilha especial desenvolvida para ajudar no combate e prevenção da Covid-19. Em formato de gibi, traz informações diversas, como a história do surgimento do novo coronavírus e dicas essenciais para prevenção à Covid-19, como o período em que o vírus resiste em diferentes materiais e superfícies e as atitudes corretas para não se contagiar, como a forma adequada de lavar as mãos e sobre uso das máscaras.