Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as novidades em sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas das três empresas, além de assistir a palestras técnicas sobre os temas. Foi um evento repleto de informações importantes para os produtores, que puderam tirar suas dúvidas com os especialistas presentes.
Qualidade com produtos de alta tecnologia da Fertipar Bandeirantes: confiança desde a raiz
Para a Fertipar Bandeirantes os micronutrientes são imprescindíveis para o bom desenvolvimento das plantas e o fornecimento de quantidades ideais é necessário para o alcance de grandes produtividades. Sabendo disso, a Fertipar Bandeirantes tem em seu portfólio, o Fertiband Micro TS.
Os micros são finamente moídos e aderem a TODOS OS GRÂNULOS do fertilizante, permitindo com que todas as plantas recebam a sua dose necessária.Além, ele apresenta uma tripla solubilidade, garantindo o fornecimento dos micros em todo o ciclo da cultura.
Carbom Brasil: legado de pesquisa agrícola e desenvolvimento de bioinsumos que impactam positivamente o Agro brasileiro
Para a Carbon Brasil, nos últimos 40 anos a população mundial cresceu 178% enquanto a quantidade de terras destinadas à agricultura aumentou pouco mais de 12%.Então, o que fazer para alimentar o planeta? Veja o caso do Brasil, que neste mesmo período deixou de ser importador e passou a ser um dos maiores exportadores mundiais de alimentos, com um aumento de produção em 258%.
Este fator se deve principalmente ao aumento da produtividade,alcançada pelos relevantes investimentos em pesquisa e inovação realizados pelos diferentes setores econômicos do país, que desenvolveram biotecnologias e bioinsumos que foram absorvidas pelo agronegócio, que hoje é a base da economia brasileira, contribuindo para o superávit comercial e a segurança alimentar global, com a prática de uma agricultura cada vez mais sustentável.
Assim nasceu a Carbom Brasil, uma empresa fundada em meados de 2005 por agricultores com capital 100% nacional, que apoia o desenvolvimento de novas biotecnologias e bioinsumos, e acreditam no potencial agronômico do Brasil e desde então desenvolve pesquisa científica para oferecer ao mercado produtos sustentáveis e com base tecnológica nacional, sendo sua equipe formada por pesquisadores e professores de diversas áreas: Biotecnologia, Fitopatologia, Agronomia e Engenharia de Bioprocessos.
A Carbom Brasil possui um legado de pesquisa agrícola e desenvolvimento de bioinsumos que impactam positivamente o Agro brasileiro. Uma de suas linhas de pesquisa é desenvolvida juntamente com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, que desde 2013 possuem acordo de cooperação mútua para desenvolvimento de bioinsumos e tem como resultado desse trabalho, uma biotecnologia que associa um extrato vegetal nematotóxico formulado pela Embrapa com um biofertilizante de alto valor biológico; tecnologia verde baseada na associação de extrato vegetal nematotóxico e biofertilizante
A biotecnologia, de autoria dos pesquisadores Embrapa e do empresário Leandro Gai Anversa, apresenta atividade nematicida superior a 97% contra o fitonematóide Meloidogyne incognita, também conhecido como Nematoide-das galhas. Este fitopatógeno provoca alterações na raiz da planta prejudicando significativamente a produção e acarretando prejuízos anuais estimados em milhões de dólares.
As culturas mais afetadas pelo Nematóide-das-galhas são: a soja, o algodão, café, feijão, milho, cana-de-açúcar, entre outros. A biotecnologia foi testada em bioensaios conduzidos em casa de vegetação e diminuiu em 98% O número de ovos de M. incógnita. Também foi validada em campo em duas diferentes áreas de cultivo de soja localizadas no Paraná e em Goiás, onde foi verificada a redução da densidade populacional de Meloidogyne incognita e Pratylenchus brachyurus.
“Dentre os métodos aplicados para o controle desses fitoparasitas, os nematicidas sintéticos têm sido utilizados de forma maciça, acarretando consideráveis riscos à saúde humana,
animal, e ao meio ambiente. A estratégia da biotecnologia Embrapa-Carbom Brasil é fundamentada na associação de extrato vegetal de alta especificidade para o controle de fitonematoides e biofertilizante resultando em uma tecnologia verde e sustentável. A biotecnologia oferecida contribui para a diminuição do uso de resíduos químicos presentes nos alimentos, que está de acordo com a demanda dos consumidores em obter alimentos mais seguros”, explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Thales Lima Rocha.
O bioinsumo Embrapa-Carbom Brasil é comprovadamente termoestável (após exposição a 50º C), não citotóxico, não fitotóxico e exibe baixa ação contra organismos não-alvo na concentração que controla o fitonematoide. Deste modo, o produto pode contribuir: para a substituição de nematicidas químicos sintéticos altamente tóxicos para a saúde humana/animal e ambiental, por nematicida orgânico; para a manutenção do contínuo aumento da produtividade; para a redução da contaminação dos solos, nascentes aquíferas e lençóis freáticos, causada pela utilização de agroquímicos convencionais altamente tóxicos; para a manutenção do equilíbrio, da biodiversidade e da quantidade de organismos necessários para a fertilidade do solo; e para a produção de alimentos mais seguros.
Outro ponto importante, é que o produto pode ser utilizado por pequenos, médios e grandes agricultores bem como na agricultura familiar, incluindo a agricultura orgânica. “Desta forma, a biotecnologia Embrapa-Carbom Brasil vem ao encontro da sustentabilidade ao caracterizar-se por como uma tecnologia mais limpa e segura para a saúde humana, animal e para o meio ambiente e está inserida de forma estratégica na bioeconomia, agregando valor a produtos da biodiversidade pela exploração de compostos bioativos”, como nos conta o CEO da Carbom Brasil, o sr Leandro Anversa, que participou, juntamente com a
Embrapa, de uma série de apresentações demonstrando a tecnologia do bioinsumo nas principais feiras agropecuárias do Brasil.
ROOS: 60 anos: sementes de uma história com passado, presente e futuro
Na última sexta-feira (27), a Sementes Roos esteve em Guaíra/SP para participar da maior edição de Dia de Campo já realizada pela parceira Estrela Agrícola, com quem trabalha há mais de 10 anos, levando a Melhor Semente para os agricultores da região de atuação no estado de São Paulo.
O evento contou com a participação de mais de 100 produtores, os quais puderam conferir de perto todas as novidades que a Roos, em parceria com a Estrela Agrícola, está trazendo ao mercado em termos de tecnologias aplicadas às sementes.
Entregando um potencial cada vez mais alto de germinação, produtividade e vigor, além de suporte técnico presente e eficiente prestado por nossas equipes, a Roos garante não apenas ótimos resultados nas lavouras dos produtores rurais, mas principalmente a tranquilidade de uma safra de sucesso.
Parabéns, Estrela Agrícola, por mais esse grande evento!
Roos, A Melhor Semente.