O ano de 2023 começou com alta expectativa para a Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), que tem como objetivo estimular a liderança e empoderamento feminino das mulheres no Campo. No primeiro encontro do ano, realizado no dia 3 de fevereiro em Pirajuí, as Semeadoras estrearam a nova temporada com um novo módulo de palestras que leva o slogan “Mulheres, é tempo de Semear”. A segunda parada pelo interior paulista foi em Itararé, reunindo cerca de 100 participantes entre produtoras rurais da região e lideranças do município. O conteúdo é ainda mais interativo e convida todas as mulheres a empreender. A ação retoma o sucesso da Comissão e das parcerias em 2022 para avançar ainda mais para este ano. Entre os temas abordados estão: empreendedorismo feminino, direitos da mulher, educação e saúde no campo.
fotos de pirajuí
“Foi muito simbólico iniciar o ano visitando Pirajuí, local onde começaram nossos primeiros encontros itinerantes. A Comissão continua com o propósito de realizar eventos em diversas regiões do estado em 2023. Nosso objetivo é alcançar um grande contingente de empreendedoras do campo, agora também visitando regiões que ainda não tivemos a oportunidade de chegar”, destaca Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, vice-presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP (COMFEM) e vice-presidente do Instituto Virada Feminina.
Para a coordenadora do SENAR-SP em Pirajuí, Phaola Giraldi Amancio, receber novamente as Semeadoras do Agro no Sindicato de Pirajuí foi uma honra: “Tenho visto resultados excelentes com essas mulheres, que estão sendo resgatadas e valorizadas através dessas visitas. Os feedbacks das mulheres do campo de Pirajuí deixam claro os benefícios desses encontros para o desenvolvimento pessoal e profissional delas. Estamos ansiosas para o próximo”, comentou.
“Temos muitos planos para 2023. Uma linha condutora, comum a todos os sindicatos que temos visitado, é essa vontade da mulher de aprender e participar, essa troca entre as mulheres que trabalham no campo, produtoras rurais. Percebemos um aumento no número de mulheres participantes dos cursos do SENAR-SP, o que mostra que essas mulheres estão se especializando.
Fotos de Itararé
Ana Karina Nunes Santos, presidente do sindicato rural de Itararé, salientou que criar essa rede de engajamento entre as mulheres em posições de lideranças rurais é um importante tema a ser trabalhado nesses encontros. “As mulheres precisam ser incentivadas a assumir um papel de protagonismo, e para isso precisam fazer valer suas ideias, algo que requer tempo e dedicação”, apontou.
A Comissão Semeadoras do Agro – em parceria com os Sindicatos Rurais, Sebrae-SP, prefeituras e demais entidades municipais – dá visibilidade à mulher no Agro como a força que vem do campo e tem levado às mulheres do estado de São Paulo mais autoestima, oportunidades, conhecimento e estímulo ao empreendedorismo. Para saber quais serão as cidades visitadas no ano de 2023 e se programar, basta conferir no Instagram @semeadorasdoagro
Penapolis
Em Penápolis as semeadoras foram recebidas com muito carinho, a conversa foi produtiva e muito participativa!