//GOGENETIC AGRO DESENVOLVE PLATAFORMA PARA AVALIAR E OTIMIZAR PROCESSOS DE PRODUTIVIDADE DO SOLO

GOGENETIC AGRO DESENVOLVE PLATAFORMA PARA AVALIAR E OTIMIZAR PROCESSOS DE PRODUTIVIDADE DO SOLO

Em entrevista exclusiva à Revista Agro S/A, a bióloga pós-doutora em Agronomia, Dra. Vânia Pankievicz, que também é uma das fundadoras e CEO da GoSolos, explicou como essa nova tecnologia auxilia os agricultores na melhoria da saúde do solo e no aumento da produtividade agrícola.

A análise de solo é essencial para o agricultor identificar os nutrientes disponíveis, consiga corrigir a terra e tenha sucesso na lavoura. Apesar de poder ser feita em qualquer época do ano, a verificação da fertilidade da terra é recomendada para, no mínimo, três meses antes de iniciar o plantio da safra. Dessa forma haverá tempo suficiente para recuperar o solo caso seja necessário. 

Com a atuação de profissionais capacitados, ferramentas e laboratórios especializados é possível obter dados mais precisos, interpretação correta e, consequentemente, resultados mais efetivos. Lançada no final de 2022 pela GoGenetic Agro, uma startup de biotecnologia que nasceu na UFPR (Universidade Federal do Paraná) em 2016, a tecnologia GoSolos faz o sequenciamento genético de uma pequena amostra de solo e informa as sequências de DNA – de bactérias e fungos – encontradas naquela área. Esses dados se transformam em um laudo personalizado com sugestões de manejo para aumentar a produtividade por área plantada e mitigar doenças. Produtividade e previsibilidade, duas premissas de alto valor para o produtor rural moderno.

Nesta entrevista, a Dra. Vânia Pankievicz compartilha insights valiosos sobre como a tecnologia revolucionária GoSolos funciona e como essa inovação está contribuindo para aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura moderna.

Agro S/A – Fale um pouco da história e da trajetória da GoGenetic até chegar na criação da Plataforma GoSolos.

Vânia Pankievicz – A GoGenetic Agro é uma empresa de inovação com base biotecnológica que nasceu dentro da Universidade Federal do Paraná em 2016. A empresa é resultado de teses de doutorado e pós-doutorado de cientistas que pesquisaram como os microrganismos interagem e beneficiam as plantas.

Bom, nós fazemos microbioma de solo desde sempre, em muitas etapas das nossas pesquisas e sempre soubemos o potencial dessa análise. Mas agora, nós criamos algo mais próximo e consistente para oferecer à agricultura de precisão no Brasil. 

Já se sabe muito sobre a genética das plantas. Há altíssima tecnologia embarcada em cada semente. Mas um universo ainda pouco explorado que é a chave do avanço de uma agricultura produtiva e sustentável: O QUE ESTÁ EMBAIXO DA TERRA. Há uma população gigantesca de microrganismos que interferem diretamente no desenvolvimento da planta, na sua saúde e vigor. E o que nós fazemos? Saber o que esse universo desconhecido significa e traduzimos para auxiliar na tomada de decisão do produtor rural.

Eles são invisíveis aos nossos olhos, mas podem ser a chave para a agricultura que alimenta 10 bilhões de pessoas sem prejudicar os recursos naturais do planeta.

E a nossa contribuição para essa realidade é desvendar o que significa a presença ou a ausência desses seres e auxiliar o agricultor a proteger sua plantação de doenças e aumentar a saúde e longevidade de suas terras. Também ajudar empresas e centros de pesquisas a encontrar potencial microrganismo que pode colaborar na fertilização ou controle biológico.

E no médio e longo prazo, traçar um perfil da saúde dos solos tropicais. Além da lista das bactérias e fungos encontrados em cada solo, nós correlacionamos as funções desses seres com o manejo e a cultura da região.

Usando nosso conhecimento técnico sobre as especificidades desses seres, nós criamos índices que levam em conta as informações de manejo, cultura, tipo de solo, condições climáticas para dar um risco de doença. Desta forma traduzimos as informações técnicas para uma indicação de tomada de decisão. 

Agro S/A – Como funciona o processo de sequenciamento genético do solo realizado pela GoSolos?

Vânia Pankievicz – Nós realizamos o processo do começo ao fim. Recebemos as amostras de solo, extraímos o DNA; Esse DNA vai para o sequenciador genético que vai informar todos os fungos e bactérias que foram encontrados na amostra. Os dados desse sequenciamento passam por diversos processo de bioinformática, gerando uma lista com a identificação dos microrganismos. Essa lista é colocada dentro da plataforma GoSolos que interpreta esse resultado e gera um laudo interativo. Depois de concluído o processo, nós fazemos uma entrega técnica, com a explicação completa do laudo em uma reunião on-line.

Agro S/A – Quais informações são fornecidas pela GoSolos após o sequenciamento genético e como essas informações são úteis para os agricultores?

Vânia Pankievicz -Além da lista de todos os fungos e bactérias encontrados na amostra, a GoSolos entrega um laudo com a interpretação desse resultado, ou seja, o que aquela comunidade significa dentro do contexto de cada área. Nós também realizamos uma entrega técnica. Um agrônomo, especialista em microbiologia do solo, faz uma reunião on-line com o cliente para apresentar os resultados e fazer uma sugestão de manejo com base nos resultados obtidos.

Agro S/A – De que maneira a GoSolos utiliza os dados biológicos do solo para melhorar a produtividade agrícola?

Vânia Pankievicz -Nós utilizamos os dados biológicos para sugerir ações concretas para prevenir doenças e aumentar a produtividade. Nós avaliamos se o solo tem alguma deficiência ou baixa supressividade e elencamos alternativas de manejo para potencializar a produção. As ações vão depender de cada cenário encontrado.

Agro S/A – Quais são os principais benefícios e resultados obtidos pelos agricultores que utilizam os serviços da GoSolos?

Vânia Pankievicz -Uma das aplicações mais concretas da análise genética é a prevenção de doenças de solo. É possível detectar uma doença antes da manifestação dos sintomas, esse manejo preventivo evita grandes perdas e garante a produtividade.

Agro S/A – Como a empresa interpreta os resultados do sequenciamento genético do solo e como isso é comunicado aos agricultores?

Vânia Pankievicz – A interpretação e por meio da plataforma GoSolos, que correlaciona o microrganismo com a função que ele está exercendo no solo. Nós fazemos uma entrega técnica para os agricultores. Um agrônomo, especializado em microbiologia do solo e fitopatologia, faz uma reunião on-line com o agricultor e explica todos os detalhes do laudo e sugere ações concretas para melhorar as condições encontradas.

Agro S/A – Como a aplicação de bioinsumos à base de microrganismos, fungos e bactérias está sendo incorporada ao manejo agrícola?

Vânia Pankievicz – Os microrganismos estão sendo utilizados em larga escala na agricultura para aumentar a fertilidade do solo e para combater doenças.

Agro S/A – Quais são os desafios enfrentados na popularização das análises biológicas do solo em comparação com as análises físico-químicas convencionais?

Vânia Pankievicz – A análise genética traz um novo olhar para a biológica do solo, pois podemos conhecer um universo invisível que está abaixo do solo. Os desafios ainda são as adaptações de amostragem, que apesar de simples trazem outros cuidados, como evitar o contato com a pele, a coleta no perfil mais superficial (de 0-10 cm) do solo, e a quantidade de amostras que é definida pelo objetivo da análise e não pelo tamanho da área como é no caso da físico-química. 

Agro S/A – De que forma a análise da microbiota do solo contribui para a agricultura sustentável e a redução do risco de doenças nas plantações?

Vânia Pankievicz -Trabalhando de forma preventiva! A análise genética é capaz de detectar pequenas quantidades de determinados microrganismos, sendo assim nos permite calcular os riscos de doenças de solo antecipadamente, isso ajuda o agricultor a planejar doses de insumos, regimes de aplicação, pois cada doença pode ter um manejo específico melhorando a eficiência da aplicação que no fim do dia traz economia para o produtor. 

Agro S/A – Como a GoSolos auxilia os agricultores na melhoria da saúde do solo e no aumento da produtividade agrícola?

Vânia Pankievicz – Plantas mais saudáveis, são mais produtivas. Quanto menos o produtor gastar para ter uma planta saudável, maior será sua produtividade no final da safra. Assim, entender que a raiz recruta os microrganismos e que mantê-los em equilíbrio é essencial para uma lavoura é o primeiro passo. Mas de forma prática, quando analisamos o resultado da genética do solo, nós calculamos o risco de doença e o quanto o produtor pode economizar em determinado manejo. Por exemplo, em um caso de análise de uma área com milho e na presença do patógeno Bipolaris maydis, o produtor poderia ter economizado cerca de 100 mil reais utilizando variedades resistentes e fazendo manejo correto de fungicidas. Em outra área de soja fazendo manejo específico para mancha-alvo e rizoctoniose o produtor evitaria um prejuízo total de quase 500 mil reais em 162 hectares. 

Agro S/A – Quais são os planos futuros da GoGenetic Agro e da GoSolos para expandir seus serviços e impacto na agricultura?

Vânia Pankievicz -Nós estamos trabalhando constantemente para melhorar a nossa plataforma e gerar laudos cada vez mais diretos. Ainda dependemos de uma explicação técnica do resultado, esperamos que no futuro o conhecimento agronômico e a inteligência artificial nos auxilie a chegar em resultados mais rápidos e simples para a tomada de decisão do agricultor.

A conversa esclarecedora com a Dra. Vânia Pankievicz mostra que a tecnologia de análise genética do solo da GoSolos representa um avanço notável para a agricultura moderna. Essa abordagem inovadora não apenas oferece informações detalhadas sobre a saúde do solo, mas também se traduz em economia significativa para os agricultores, ao prevenir doenças e otimizar práticas de manejo. A capacidade de antecipar desafios e tomar medidas preventivas é uma ferramenta valiosa para o produtor rural contemporâneo, contribuindo para plantas mais saudáveis e, em última análise, para uma produção agrícola mais eficiente e sustentável.