//SENAR-SP qualifica jovens e ganha o reconhecimento de empresas e entidades

SENAR-SP qualifica jovens e ganha o reconhecimento de empresas e entidades

Exemplo disso é a parceria da instituição com o sindicato Rural de Lençóis Paulista, ASCANA e MP do Trabalho, gerando bons resultados e ganho social e econômico para a região

O Programa de Aprendizagem Rural do SENAR São Paulo tem atraído os cidadãos para as atividades agrícolas e mostrado que a vida no campo pode trazer boas oportunidades profissionais.

O Departamento de Formação Profissional Rural trabalha com objetivo de atender as necessidades e exigências dos produtores e trabalhadores rurais, das unidades produtivas e do mercado de trabalho. O Programa de Aprendizagem Rural do SENAR-AR/SP é destinado a aprendizes, de 14 a 23 anos e 11 meses, de acordo com a Lei 10.097/2000, contratados por empresas de diversos setores do agronegócio.

O projeto específico para a cultura da cana-de-açúcar, tem como objetivo qualificar os participantes para as atividades no campo, com técnicas que vão desde o preparo do solo, preparo de mudas e insumos, de plantio, tratos culturais e de colheita, até a operação e manutenção básica de máquinas agrícolas, respeitando a legislação vigente, de segurança do trabalho, de qualidade e produtividade e ao meio ambiente.

Implantado em 2015 pelo Departamento de Formação Profissional Rural, o Programa já formou 731 alunos para aproximadamente 18 empresas contratantes em todo Estado de São Paulo.

O SENAR-AR/SP, atualmente, desenvolve o Programa de Aprendizagem nas áreas: Cultura da Cana-de-Açúcar; Olericultura; Mecanização; Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas; Viveirista Florestal – Produtor de Mudas; Extrativistas e Reflorestadores de Espécies Produtores de Madeira.

Na região de Lenções Paulista, há 4 anos, a parceria entre SENAR-AR/SP, Sindicato Rural, ASCANA e Ministério Público do Trabalho, tem gerado bons resultados e representa ganho social e econômico para toda comunidade e para o setor sucroenergético local.