//Empreendedorismo no Campo – Ação inédita: FAESP e Sebrae-SP realizam o 1º Empretec Rural

Empreendedorismo no Campo – Ação inédita: FAESP e Sebrae-SP realizam o 1º Empretec Rural

Pela primeira vez a metodologia Empretec será empregada exclusivamente para despertar o empreendedorismo nos produtores e lideranças rurais.

De 14 a 19 de dezembro, cerca de 20 produtores rurais da região de Itapetininga participarão do 1º Empretec Rural. O evento é uma ação inédita, realizada em parceria entre a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e o Sebrae-SP em prol do produtor rural.

O objetivo do Empretec Rural é despertar o empreendedorismo nos produtores e lideranças rurais, levando-os a trabalharem e vivenciarem, na prática, o desenvolvimento dos comportamentos empreendedores durante seis dias repletos de conhecimento e aprendizado.

“Essa ação inédita no Estado de São Paulo visa ampliar as capacitações técnicas dos nossos produtores, bem como, valorizar a cadeia produtiva, levar inovação, visão empreendedora, novas tecnologias aos produtores, incentivar a economia criativa, para que eles possam, além de produzir com sustentabilidade, ter acesso a novos mercados, vender seus produtos e gerar emprego e renda no campo”, destacou Fábio de Salles Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP.

A intenção, é que em breve o Empretec Rural seja levado também para outras regiões do Estado de São Paulo, de modo a oferecer novos horizontes aos produtores que, devido à sua realidade, veem dificuldade em se imaginarem como empreendedores, visto que em muitos casos isso ocorre por sucessão familiar.

Para Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP, o aprimoramento do comportamento empreendedor é indispensável para enfrentar os desafios da nova realidade do mundo: transformada, conectada, próxima do cliente e digital. “Neste seminário, os produtores terão a oportunidade de vivenciar tudo isso e construir sua jornada de retomada.”, explica Tirso.

Com esse tipo de ação a FAESP e o Sebrae-SP buscam levar ao trabalhador rural uma nova perspectiva, além de ajudá-lo a desenvolver e destacar novas habilidades, características profissionais e comportamentais.

Uma metodologia de resultados

A metodologia aplicada no Empretec Rural é a mesma utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nela, o participante é desafiado em atividades práticas, tendo como base as dez seguintes características comportamentais:

  • Persistência;
  • Correr riscos calculados;
  • Exigência de qualidade e eficiência;
  • Comprometimento;
  • Busca de informações;
  • Estabelecimento de metas;
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos;
  • Persuasão e rede de contatos;
  • Independência e autoconfiança.

Com esse modelo, cada produtor rural irá se auto avaliar, além de identificar os seus pontos fortes e fracos. Ele também será desafiado a adotar uma postura que reforce as suas potencialidades e corrija as suas fraquezas. Essas mudanças comportamentais irão refletir direta e imediatamente em seus resultados pessoais e empresariais.

A experiência no evento garantirá que os participantes melhorem seu comportamento empreendedor para que se adaptem à atual realidade, transformada pela pandemia da Covid-19.

Fonte: Faesp/Senar SP