Gustavo Ribeiro Rocha Chavaglia, presidente do Sindicato Rural de Ituverava e presidente da APROSOJA São Paulo
O Renovabio é um protocolo de intenções e determinações relativas a diretrizes, adoção e compromisso de estabelecer a matriz energética renovável, sustentável, limpa e ecologicamente correta.
Discutido, revisado e amplamente avaliado, este protocolo, agora transformado em lei, aprovado pelo congresso e recentemente decretado pelo presidente Temer, será de extrema importância ao Brasil e aos Brasileiros.
A capacidade produtiva do Agro Brasileiro, em todas as culturas e produtos alimentícios, reflete diretamente na possibilidade de fartura e comida barata na mesa do cidadão e com excedentes a exportação, gerando divisas ao país!
No setor de energia (elétrica, etanol biocombustível), não é diferente. Além da produção de açúcar para a alimentação, o etanol, a eletricidade gerada a partir do bagaço da cana, nos colocam na condição de termos um combustível limpo (baixa emissão de CO2), também diminuindo a dependência de combustíveis fósseis e gerando emprego e renda para a população. E mais, energia elétrica para abastecermos as residências baixando o custo para os consumidores.
Portanto, o Renovabio vem pautar e definir incentivos à produção de energia limpa, consumo consciente (renovável e sem emissões), critérios e segurança para novos investimentos e possibilidade de geração de empregos!
Renovabio é uma conquista não só para o Agro Brasileiro, mas para toda a nação.