O evento ocorreu com o objetivo de mostrar o funcionamento de uma central de recebimento, que é parte da logística do Sistema
No dia 16 de Agosto, foi realizado o “Dia Nacional do Campo Limpo”,na Central de recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da FAFRAM, em Ituverava (SP). Um delicioso café-da-manhã foi servido para os alunos, professores, autoridades e imprensa e, em seguida, começaram as homenagens e apresentação de teatro da EMEFTI Professora Maria Barbosa (Professoras Maria Luiza e Beatriz).
Marcio Pereira, diretor da Fafram, agradeceu a todos os presentes e evidenciou a essência do encontro. “O mais importante é estar em contato com todos os elos do sistema e também com as futuras gerações, por isso, ao longo do ano,nos dedicamos em palestras, conscientização, participação de eventos do setor, ações comunitárias e visitas diárias nas unidades de recebimento. Nosso propósito e nossa missão é conscientizar e educar sempre.”
“Nosso propósito e nossa missão é conscientizar e educar sempre.” – Marcio Pereira
O principal objetivo das atividades foidemonstrar o funcionamento de uma central de recebimento, que é parte da logística do Sistema,criado em uma atuação conjunta com o INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e com participação de diferentes agentes, agricultores, canais de revendas e cooperativas, indústrias fabricantes e poder público.
Também foi promovidoo “Central Portas Abertas”, dando à comunidade, agricultores, universitários e alunos de cursos técnicos, a oportunidade de conhecer as etapas do trabalho realizado pela unidade de recebimento e as estações (Poluição da Água, EPI, Tríplice-lavagem, Destinação Final e Reciclagem e Saúde) de embalagens vazias de agrotóxicos.
Homenagens
Durante a realização do Dia Nacional do Campo Limpo, foram feitas homenagens àqueles que se destacaram no sistema em 2018, sendo: Adelino Carreira Neto, proprietário do sítio SantaGiana, produtor de soja, milho e sorgo na região de Ituverava/SP; a Usina BIOSEV, com sua unidade MB localizada na fazenda Sucuri, representada por ThaynaraDonizeti Hilário e Alexandre Eduardo Santos; Mônica Antônia dos Santos Figueires, que recebeu em nome da Associação de Revendas de Produtos Agrícolas de Franca e Região (ARPAF); e Francisco Luis Marques Pereira, pela Associação das Revendas Agrícolas de Batatais (ARAB).
Na oportunidade,Regina Eli de Almeida Pereira, coordenadora de Extensão e gerente da Central de Recebimento de Ituverava(FAFRAM/FE),deixou seu agradecimento especial ao poder público municipal, que sempre apoiou a instituição.“Essa pode ser a última vez que participo deste processo, mas sei que o deixo em boas mãos. Quero agradecer a todos pela parceria de anos, inclusive,à prefeitura de Ituverava, em especial,à Benedita Maria Barbosa Pasquim, secretária de educação do município.”