//14º Encontro Técnico de Soja: Um Marco de Conhecimento e Integração em Guaíra

14º Encontro Técnico de Soja: Um Marco de Conhecimento e Integração em Guaíra

No último dia 8, o Sindicato Rural de Guaíra realizou na Fazenda Matinha, de propriedade do empresário rural Francisco Muraishi, o 14º Encontro Técnico de Soja. O evento organizado pelo Sindicato Rural de Guaíra, sob a coordenação de Nilda Pereira e Conrado Nunes e contou com parceria dos Sistema Faesp/Senar, com o Sebrae -sp, estiveram presentes o presidente do Sindicato de Ituverava Guilherme Chavaglia, e o presidente do Sindicato de Morro Agudo Roberto Carmanhan de Figueiredo, ainda a presença do Assessor do deputado federal Arnaldo Jardim, Fábio Pádua, e várias outras empresas do setor, onde puderam mostrar em seus estandes uma vitrine de novos cultivares de soja, com direito a sorteio de brindes e uma confraternização ao final do evento.

O empresário rural e vice-presidente do Sindicato, Francisco Muraishi, proprietário da Fazenda Matinha, onde aconteceu o encontro, afirmou que a participação dos produtores foi muito importante para a busca de conhecimento, troca de experiências e novas visões de negócio.

“Este encontro de soja tradicional em nosso município vem para trazer subsídios para o nosso produtor rural. Quando se fala em encontro técnico de soja, estamos destacando as tecnologias envolvidas diretamente na produção agrícola. Por isso, é uma grande oportunidade para os associados do Sindicato, produtores e interessados”, disse Muraishi.

Segundo ele, este encontro técnico possibilita apresentar novos cultivares de soja, a troca de experiência entre produtores e profissionais da área, bem como dá abertura para a promoção de negócios entre os participantes e as empresas apoiadoras do evento.

O presidente do Sindicato, falou sobre a importância do evento, “O Sindicato Rural, como entidade organizada representante da FAESP e dos produtores rurais, trouxe informações para os produtores rurais, bem como os maquinários expostos nos estandes durante o encontro técnico de soja. Quero agradecer a todos os nossos amigos produtores por mais este grandioso evento”, frisou Mário Sérgio.

Prestigiando o evento o prefeito Junão falou um pouco da importância da agricultura,” A agricultura é a base do país, precisamos cada vez mais incentivar nossos produtores. Eu também faço parte do Agro, e gostaria de parabenizar Francisco Muraishi, Dr.ᵃ Adriana da FAESP, o Mário Sérgio e toda a diretoria do sindicato por promover este 14º encontro. Sei que o país não está passando por um momento muito bom, mas a vida é assim, cíclica. Tenho certeza de que o agro continuará trabalhando, por ser a base deste país. O dia que tivermos um governo que realmente entenda que a base do país é a agricultura, continuaremos prosperando” concluiu o prefeito.

O vice-prefeito falou de sua experiência com agro quando ainda estava no Banco do Brasil, “Queria destacar que já viajei por este país todo e, quando eu dizia ser de Guaíra, no Estado de São Paulo, as pessoas sempre perguntavam ‘Guaíra? Aquele município conhecido como o mais mecanizado do Brasil?. Ou seja, nossa cidade é referência em muitos lugares, e isso nos deixa muito felizes. Já participei de tantos dias de campo com meu amigo Francisco Muraishi, e é bom estar aqui no 14º encontro vendo os agricultores de Guaíra participando. Essa é a nossa vocação, a vocação de Guaíra, e queremos que o município cada vez mais ocupe o seu lugar como um destaque na agricultura nacional”, disse José Carlos Soares.

Dr.ᵃ Adriana, representante da Faesp, da comissão da “Semeadoras do Agro” da entidade, e também presidente do Sindicato Rural de Itu, esteve presente ao evento, “A FAESP, tem trabalhado muito aos governos municipais, estaduais e federal para atender as demandas do setor agropecuário de São Paulo, e está com as portas abertas para atender as demanda de cada município atendidos pelo sistema Faesp/Senar”.

Adriana também falou da nova direção da entidade que, “A exemplo do legado do seu pai Fábio Meireles, Dr Tirso como novo presidente do sistema Faesp/Senar, vem trabalhando para o produtor rural ter tranquilidade e acima de tudo, fomentando para que o produto produzido em suas lavouras tenha valor agregado que gere mais renda e divisas para nosso agronegócio” concluiu a diretora.

A CATI esteve presente e apresentou um novo cultivar de soja para alimentação humana, usado para preparar pratos da culinária oriental. Segundo o extensionista de Andradina, este cultivo, feito em parceria com a Embrapa, pode produzir em apenas 50 m² um ganho equivalente a 600 caixas de alface. Matéria esta que será detalhada na próxima edição da Revista Agro S/A.

A confraternização contou com a presença dos cantores Laurih e Lúcio com a batura do DJ Regis e uma deliciosa comida preparada pelo Cheff Edelson. Parabéns a todos por mais este memorável encontro.

« de 16 »