//Congresso ANDAV

Congresso ANDAV

Congresso ANDAV evidencia mercado de distribuição de insumos agropecuários

Evento recebeu mais de 5 mil profissionais do segmento, entre presidentes, CEOs, diretores, gerentes e técnicos, representantes de entidades setoriais e lideranças governamentais

O maior e mais importante evento para negócios, relacionamento e atualização do mercado de distribuição de insumos agropecuários. Essa é a definição da nona edição do Congresso ANDAV – Fórum & Exposição, segundo os mais de 5 mil profissionais que estiveram no Transamérica Expo Center, em São Paulo, durante os dias 12, 13 e 14 de agosto. Para as 93 empresas expositoras nacionais e internacionais, a feira foi importante também para o desenvolvimento e o planejamento de ações estratégicas para a evolução do segmento no país.

Segundo Antonio Henrique Botelho de Lima, presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), o encontro mais uma vez foi um sucesso, superando todas as expectativas. “Temos evoluído muito desde o primeiro Congresso. Com certeza, nos firmamos como um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. O debate sobre inovação foi um dos pontos fortes desta edição, porque estamos num momento de transição do nosso mercado. No Congresso, nós, distribuidores, discutimos temas do dia a dia do nosso negócio, o que precisamos trabalhar nas nossas estratégias internas e ainda temos contato com os nossos parceiros e fornecedores durante três dias”, pontuou.

“Temos evoluído muito desde o primeiro Congresso. Com certeza, nos firmamos como um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro.” – Antonio Henrique Botelho de Lima

Para a próxima edição, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto de 2020, a Associação prevê um crescimento de 20% em termos de área total, passando dos atuais 10 mil m² para 12 mil m². “O sucesso deste ano também pode ser medido pela renovação, porque já temos vários expositores confirmando presença na próxima edição. Alguns querendo, inclusive, dobrar o espaço de exposição, além da participação de novas empresas. Assim, estamos pavimentando o sucesso de 2020, que será a 10ª edição e irá coincidir com os 30 anos da ANDAV”, afirmou Lima.

Dedeagro reforça compromisso com parceiros durante o Congresso

A Dedeagro esteve presente no Congresso ANDAV, através do empresário João Dedemo, que visitou os estandes de seus parceiros Biolchim, Bayer e Yara, reforçando o compromisso entre eles.

Dedemo conversou com os representantes de cada empresa e fortaleceu este relacionamento, buscando novidades e recebendo propostas de novas tecnologias, que serão apresentadas aos agricultores, oferecendo vantagens e soluções em serviços e contribuindo com o produtividade dos produtores rurais. “Em mais uma edição da Andav, reiteramos nosso relacionamento com esses grandes parceiros, para que possamos continuar oferecendo os melhores recursos ao homem do campo, contribuindo com o crescimento das propriedades e fomentando a economia do agronegócio”, destaca João.

“Em mais uma edição da Andav, reiteramos nosso relacionamento com esses grandes parceiros, para que possamos continuar oferecendo os melhores recursos ao homem do campo.” – João Dedemo

2º Encontro das Mulheres da Distribuição

No dia 12, ocorreu o 2º Encontro das Mulheres na Distribuição, durante o Fórum do Congresso. O presidente executivo da ANDAV, Henrique Mazotini, iniciou o evento reiterando a sua importância. “As mulheres são parte desta incrível mudança e estão mostrando a força que têm. Elas vão à luta, enfrentam os desafios e já conquistaram seu justo espaço no canal de distribuição.”

“As mulheres são parte desta incrível mudança e estão mostrando a força que têm. Elas vão à luta, enfrentam os desafios e já conquistaram seu justo espaço no canal de distribuição.” – Henrique Mazotini

A economista da XP Investimentos Zeina Latif realizou a primeira palestra e avaliou ainda que a economia dos gastos públicos será pequena uma vez que a reforma exclui professores e policiais das alterações, além de não englobar estados e municípios. No campo internacional, ressaltou o cenário de volatibilidade e instabilidade global gerada pela guerra comercial entre Estados Unidos e China, a campanha eleitoral norte americana e a desaceleração econômica chinesa.

Após as análises dela, o 2º Encontro das Mulheres na Distribuição tratou das Novas Tendências em Gestão de Pessoas. André Souza, CEO da Futuro S/A, abordou o tema Transformação Organizacional e Cultural e afirmou que o mundo está passando por uma mudança tão radical quanto aquela experimentada no final dos anos 2000, quando Steve Jobs lançou o primeiro IPhone.

Tendo como tema Atração e Retenção de Talentos, Daniela HorkKruel, gerente de RH da Agrofel Grãos e Insumos, do Rio Grande do Sul, afirmou que o importante numa política de reter profissionais na empresa é ouvir os funcionários, ter um bom ambiente de trabalho, reconhecer os méritos além das questões salariais e ter um líder inspirador. “A recomendação para atrair e reter bons profissionais passa por tratar os seus funcionários como você gostaria que eles tratassem os seus melhores clientes”, resumiu.

Já Pollyana Oliveira Brasil, executiva de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas do Grupo TecAgro, de Goiás, falou sobre Treinamento e Desenvolvimento. A seu ver, uma boa política de desenvolvimento dos recursos humanos envolve parceria, mostrar aos colaboradores que as ações a ele solicitadas tem utilidade, criar consciência sobre o aprendizado para conseguir seu engajamento e valorizar suas experiências passadas no processo atual de aprendizagem.

No painel Liderança: União de Forças, Ligia Zotini, fundadora do Voicers, falou sobre O Futuro FeMale; e Natasha Bontempi, especialista em Transformação Digital, tratou do tema Liderar é inspirar. A primeiro destacou as diferenças de lideranças entre homem e mulher, enquanto Natasha enfatizou o bom líder tem várias características, mas a mais comum é que todos eles são educadores.

ANDAV e IAGRO assinaram termo de cooperação

A ANDAV e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (IAGRO) assinaram o Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de trocar informações relevantes que contribuam para aprimorar o processo de fiscalização da agência e para melhorar os procedimentos dos distribuidores associados à entidade.

De acordo com Henrique Mazotini, esse termo de cooperação se reveste de uma importância muito grande porque existe uma interação entre o sistema de distribuição e o órgão de fiscalização. “Nosso processo de comercialização é altamente legislado. E, essa parceria faz com que haja um entendimento e uma produtividade melhor tanto por parte dos fiscais como por parte dos distribuidores para o fiel cumprimento da legislação brasileira. Desse modo, essa proximidade entre os dois agentes – fiscalizador e fiscalizado – pode gerar produtos bastante benéficos para todo o sistema”, afirmou.

Para Daniel Ingold, presidente da IAGRO, o convênio vem para quebrar um paradigma de que a agência trabalha apenas para notificar o distribuidor. “Além de fortalecer uma iniciativa público-privado, vai melhorar a fiscalização porque todos os dois públicos falarão uma mesma linguagem e serão formados com os mesmos parâmetros, uma vez que será um trabalho em conjunto desenvolvido para melhorar a parte técnica que envolve o sistema de distribuição e a fiscalização”, ressaltou.

Em vigência desde o dia 13 de agosto, a cooperação técnica vai envolver ainda o desenvolvimento de um programa de capacitação para os profissionais da distribuição e para os agentes de fiscalização. Para o primeiro público, o treinamento será direcionado para responsabilidade técnica que um profissional precisa assumir quando está na área de comercialização de insumos. Já para o público da IAGRO, o treinamento terá os mesmos parâmetros dos cursos da ANDAV, balizando a conversa sobre legislação para os dois perfis.

A ANDAV possui outros convênios com agências de defesa sanitária animal em outros estados, cujos resultados têm sido muito positivos. Atualmente, os associados da entidade no Mato Grosso do Sul representam 80% do Market share do segmento de distribuição no estado.