Conferência de inovação, tecnologia e transformação digital para o agronegócio acontece nos dias 12 e 13 de junho, em Ribeirão Preto
Engenheiro-agrônomo, professor emérito da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Roberto Rodrigues confirmou sua presença no Vision Tech Summit Agro, conferência que acontece nos dias 12 e 13 de junho, no Multiplan Hall, em Ribeirão Preto. O evento, organizado pelas empresas Visão Agro e Gatua, busca promover um cenário de debate e conhecimento sobre a transformação digital no agronegócio brasileiro. Roberto palestrará sobre a importância da tecnologia para o crescimento deste setor responsável por aproximadamente 25% do PIB do Brasil.
As inovações tecnológicas permitiram ao longo dos anos que o agro brasileiro cumprisse a missão de alimentar o mundo, uma vez que somos os maiores exportadores do planeta em soja, carne de frango e bovina, açúcar, café, algodão, suco de laranja, entre outras commodities. “Precisamos eliminar a ideia de que o agronegócio é um grande vilão. Estamos trazendo para a conferência uma das mentes mais brilhantes do nosso setor, que há muito tempo batalha contra a desinformação”, ressalta Carlos Barros, presidente do Gatua.
“É preciso ressaltar a importância das transformações digitais no cenário agrícola brasileiro. A tecnologia fez com que saíssemos de um país importador para um exportador de alimentos, e isso vai muito além de novas máquinas e técnicas de cultivo. Estamos falando de conectividade, precisão, controle em tempo real e outras ferramentas que nos permitem crescer de forma sustentável, gerando energia limpa e produzindo cada vez mais alimentos de qualidade com as mesmas áreas de cultivo disponíveis. O Vision Tech Summit foi pensado para dar voz não só aos ofertantes dessas ferramentas, como também aos produtores e demais profissionais que buscam neste meio a solução para o seu negócio”, salienta Alex Ramos, presidente da Visão Agro.
Roberto Rodrigues
Além de autor de dez livros, a carreira de Roberto Rodrigues pode ser subdividida em três vertentes: acadêmica, agrícola e cooperativista. O engenheiro-agrônomo formado pela USP possui centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural. Atualmente é Professor Emérito da Fundação Getulio Vargas.
Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006). Foi Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Sociedade Rural Brasileira – SRB, da Organização das Cooperativas Brasileiras, Presidente da Aliança Cooperativa Brasileira – ACI, da Cátedra do Agronegócio da ESALQ/USP, do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, foi também presidente do LIDE Agronegócio. Em 2012, foi nomeado “Embaixador do Cooperativismo” pela ONU e vencedor do prêmio Rochdale, na Inglaterra, pela ACI – Aliança Cooperativa Internacional.
Representando o agronegócio, também foi membro de conselhos como o Conselho Monetário Nacional – CMN, Conselho de Crédito Rural e Agroindustrial – CCRA, Conselho Nacional do Agronegócio – CONSAGRO, Conselho Nacional de Política Agrícola – CNPA, Conselho Nacional de Comercio Exterior – CONCEX, Conselho da World Wildlife Foundation – WWF.
Roberto foi vice-presidente da Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável, da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA, da BM&F Bovespa e Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – COSAG.
Vision Tech Summit Agro
Participar desta conferência é aproveitar uma oportunidade única para que as empresas se destaquem e se conectem não apenas entre si, mas também com profissionais influentes do setor. Palestras e painéis com especialistas oferecem ideias valiosas, enquanto conteúdos técnicos fornecem conhecimentos fundamentais. Além disso, discussões e debates estimulam a troca de perspectivas, enriquecendo a compreensão coletiva.
O Vision Tech Summit – Agro 2024 se destaca não apenas por sua abordagem inovadora no campo da agricultura, mas também pela impressionante lista de participantes confirmados. Este ano, o evento contará com a presença de personalidades renomadas como Daniela Petribu, presidente do Grupo Petribu, e Tirso Meirelles, presidente do Sistema FAESP/SENAR. Outros nomes de peso incluem Edi Fiori, CIO da São Martinho, e Fernando Degobbi, diretor presidente da Coopercitrus, reforçando o compromisso do evento com a liderança e a inovação no setor.
Adicionalmente, o evento será enriquecido com a experiência e os insights de líderes como Plinio Nastari e Guilherme Nastari, da DATAGRO, além de Dalmyr Caixeta, CEO da Coplana. Luis Gustavo Teixeira e Nailson Rego, ambos com cargos estratégicos na São Martinho e na Coopercitrus respectivamente, também estarão presentes, trazendo uma profunda compreensão das necessidades tecnológicas e agrícolas contemporâneas. Juntam-se a eles Flavio Castellari, da APLA, e Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO, destacando-se na interseção de tecnologia e agricultura.
O evento também contará com a participação de especialistas em tecnologia e inovação como Alex Ribeiro da SJC Bioenergia, Paulo Macedo da BP Bunge Bioenergia, e Vinícius Cambaúva, que possui um papel duplo como consultor na Markestrat e professor na Harven Agribusiness School. Além disso, Alex Ramos, presidente da Visão Agro, e Carlos Barros, presidente da Gatua, estão confirmados, garantindo que o Summit será uma plataforma essencial para discussões estratégicas sobre o futuro da agricultura. Completam a lista nomes como Eder Fantini Junqueira da Jalles Machado S.A., e Hamilton Jordão Junior da Raízen, que contribuirão com suas experiências em tecnologia e gestão agrícola.
Além de conhecimento teórico e técnico, o networking proporcionado pelo evento se apresenta como uma grande chance de construir parcerias duradouras, impulsionando colaborações e negócios. Todas as informações sobre o Vision Tech Summit Agro você encontra em: https://visiontechsummit.com.br/agro/.
Fonte: Fábio Palaveri – Visão Agro