Em reunião de lideranças rurais Tirso Meirelles recebe a mais alta honraria da Câmara Municipal de Caconde
Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e do Serviço Nacional de Aprendizado Rural do Estado de São Paulo (SENAR-SP), juntamente com lideranças do agronegócio da região de Caconde, se reuniram nesta sexta-feira (14), Dia Mundial do Café, para discutir programas de associativismo no setor e estratégias competitivas coletivas visando aumentar a produtividade e o faturamento dos pequenos agricultores. O evento aconteceu no salão nobre da Aquática Parque & Náutica, em Caconde.
Durante a reunião, o vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, ressaltou a importância de incentivar a criação e o crescimento de associações no agronegócio. Ele destacou que a união dos trabalhadores do setor é fundamental para defender os interesses dos pequenos produtores e da cadeia da agricultura familiar. Meirelles também elogiou a região de Caconde, que é um exemplo de união de produtores que, juntamente com o Sindicato Rural do município, o Estado e entidades agrícolas, construíram políticas públicas de fortalecimento para os agricultores familiares.
Caconde é conhecido principalmente pela produção da cafeicultura de montanha e possui 2.303 pequenas propriedades, sendo que 605 delas são menores que cinco hectares. O fortalecimento do associativismo e a capacitação dos pequenos produtores fizeram com que o êxodo rural não ocorresse na região. Hoje, inúmeros programas são mantidos por meio de políticas públicas que auxiliam os produtores em questões sociais e de saúde, além de apoiar a agricultura em todos os ciclos da produção.
O evento contou com a presença de presidentes de sindicatos rurais da região e lideranças políticas locais, incluindo prefeitos e vereadores, totalizando 350 pessoas representando 17 municípios, Ademar de Caconde, Sergio de Divinolândia, Aldinho de Brotas , Waguinho de Casa Branca, Américo de Mococa, Nilton Piccin de Limeira, Pedro Tonetti de Pirassununga, Valtinho de Cajuru, Pedro de Santa Rosa de Viterbo, João de São Sebastião da Grama, Kuruca de Tambaú, Vera de São João da Boa Vista, Juliana Farah Mineiros do Tietê .
EMOÇÃO E GRATIDÃO
Durante o evento, Tirso Meirelles recebeu o Título de Cidadão Cacondense, que foi entregue pelos edis presentes, assinado pelo presidente da Câmara Richard Silva Ferfoglia Maguim e pelo autor do projeto Danilo Lima Cipollini com o apoio por unanimidade de todos os vereadores, da cidade de Caconde, em reconhecimento ao trabalho de todo o Sistema FAESP/SENAR-SP em buscar inovações, capacitações e soluções para fortalecer a agricultura de Caconde, um município com uma característica muito particular de ser formado basicamente por pequenos produtores.
“Para nós é uma honra recebê-lo aqui em Caconde, sou presidente da Câmara e produtor. Dr. Tirso de fato nos trouxe muitas inovações, ele sempre tem atendido as demandas do nosso município, nós enquanto produtores, hoje através dos recursos e benefícios vindos do Sebrae a gente consegue se destacar no estado como um dos maiores produtores de café no estado de São Paulo, e é com muita satisfação e muita honra que o Dr. Tirso passa a ser um filho de Caconde” Disse Danilo Cipollini.
“Hoje sem dúvida é uma noite que ficará na história da cidade de Caconde e região, e parabenizar a Câmara Municipal pela escolha do seu novo cidadão. O Dr. Tirso tem feito por merecer e a cidade de Caconde vem Chancelar esse reconhecimento do trabalho que ele tem feito pelos municípios e principalmente pelo Agronegócio.” Acrescentou Marcelo Gasparini
Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural de Caconde, e anfitrião do evento, disse que “aqui em Caconde não é simplesmente uma agricultura de montanha, e sim uma atividade Sacrossanta, agradeceu e disse estar orgulhoso da Câmara e dos vereadores e elogiou esse título, dizendo do empenho de Tirso Meirelles em busca das melhores soluções para o setor agro de Caconde e região.
Ele também afirmou que o vice-presidente da FAESP é protagonista de ações importantes para o setor, com preocupação permanente em defender os direitos do produtor rural, prezando pelo desenvolvimento e segurança e levando capacitação para os agricultores de toda a região. E finalizou dizendo “Dr. Tirso quero dizer ao senhor que seu trabalho ajuda muitas pessoas e isso é construir o futuro, estou muito orgulhoso de tê-lo como irmão Cacondense”,completou Ademar
Tirso Meirelles em seu discurso relatou o encontro emocionante que teve com um amigo que não via há 10 anos, que lhe entregou um presente que havia guardado por vários anos, um terço, que Tirso mostrou emocionado a todos os presentes,ressaltando sua fé em Nossa Senhora.Falou com muito carinho dos seus pais Dr. Fábio Meirelles e Ivelle que são suas bases. Falou das mulheres dizendo ter ao seu lado sua mãe, sua esposa Juliana Farah e em nome da esposa do anfitrião Ademar Pereira, a Jusineia Fioranti Pereira e a Dona Vera presidente do sindicato de São João cumprimentou as mulheres presentes.
Agradeceu a honra de ser o mais novo Cacondense e compartilhou essa honraria com os agricultores, a família FAESP/SENAR e os Sindicatos Rurais do Estado de São Paulo. Ele afirmou que essas pessoas o motivaram a trabalhar para trazer condições melhores para o trabalhador rural, a fim de garantir uma renda mais justa e uma vida melhor tanto no campo como na cidade.
Tirso expressou sua gratidão por receber o título, mas reconheceu que não teria sido possível sem a ajuda e o esforço de todos. Ele disse que se sente apenas como um instrumento para receber esse reconhecimento e que o título pertence a todos que contribuíram para essa homenagem. Ele concluiu seu discurso reafirmando sua gratidão e respeito pelos presidentes de sindicatos presentes, pela família Cacondense e disse que sua responsabilidade aumentou com o Município que agora ele pertence de fato.