//Reunião define membros do novo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Reunião define membros do novo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

O secretário municipal de agricultura, Laércio Lelis, já adiantou uma das primeiras discussões do CMDRS: o incentivo do uso de energia solar 

Em cerimônia realizada na noite de terça-feira (13), na Casa de Cultura “Professor João Augusto de Melo”, foram empossados os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que estava inativo há pelo menos 5 anos e foi novamente implementado pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laércio Lourenço Lelis.

Participaram da solenidade diversos produtores rurais e também o assessor parlamentar do deputado federal e ex-secretário da Agricultura do Estado (Arnaldo Jardim), Fábio Pádua; e ainda os vereadores Stefânio Stafuzza e Francisco Muraishi, que também representa o Sindicato Rural do município.

Na oportunidade, foram destacadas as prerrogativas do CMDRS: estabelecer diretrizes para a política agrícola municipal; promover a integração dos vários segmentos do setor agrícola, vinculados à produção, comercialização, armazenamento, industrialização e transporte; aprovar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e anualmente o Programa  de Trabalho Anual e acompanhar a sua execução; manter intercâmbio com os conselhos similares, visando o encaminhamento de reivindicações de interesse comum; e assessorar o Poder Executivo Municipal em matérias relacionadas aos agronegócios.

Durante a posse, o prefeito interino ressaltou a importância da agricultura para a economia guairense, que tem vocação essencial para o agronegócio, enaltecendo a grande produção de tomate, milho, soja, cana de açúcar e agora migrando também para a produção de carne bovina, enfatizando o trabalho que o conselho proporcionará ao município. “Vocês, membros do Conselho, terão a grande responsabilidade em nos ajudar a criar condições para que nossos agricultores possam continuar produzindo cada vez mais, sempre cuidando do meio ambiente, para que possamos garantir o futuro para as gerações vindouras”, disse Edvaldo Morais.

O secretário municipal já adiantou uma das primeiras ações do CMDRS. “Primeiramente vamos aprovar um regimento interno com as diretrizes que trabalharemos; vai depender de surgir novas propostas. Mas, por exemplo, uma delas é a questão do incentivo da energia solar, pois vivemos um problema sério não só do déficit de águam mas a falta de energia, e Guaíra pode incentivar o uso dessa energia e baratear isso; isso será uma das metas do conselho. Além disso, estamos entrando na fase da geração 5 e vai mudar muita coisa no agro e estaremos antenados a isso”, apontou Laércio.  

O engenheiro agrônomo, Rolando Salomão Carvalho Custódio do Nascimento, responsável pelo Escritório de Desenvolvimento Rural – EDR – da região de Barretos, expôs a relevância do trabalho desses grupos para a solução de problemas dos produtores rurais. “A partir do momento que temos um grupo de pessoas representantes temos condições de propor e trazer propostas para solucionar problemas, e trazer os problemas também; saber qual a realidade lá na ‘ponta’. O produtor poderá levar isso para o conselho. Guaíra está de parabéns pela iniciativa; é esse o caminho. Além disso, temos ações e convênios em andamento e, com o CMDRS de Guaíra, será mais uma ferramenta para estimular a participação do município de agora em diante.”

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Guaíra ficou assim composto para um mandato de dois anos:

  • Representantes da Prefeitura Municipal – Titular: Laércio Lourenço Lelis; Suplente: Alaor Borges Pinheiro Neto.
  • Representantes do Escritório de Desenvolvimento Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – Titular: Rolando Salomão Carvalho Custódio do Nascimento; Suplente: Renato Soares Souza.
  • Representantes da Associação/Sindicato dos Produtores Rurais – Titular: Mário Sérgio Silvério; Suplente: Renato Massaro Sobrinho; Titular: Maira Coscrato Lelis; Suplente: Francisco Massayochi Muraishi.
  • Representantes da Associação/Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Titular: Bolivar Raimundo; Suplente: Gislaine Firmino Queli Dias.
  • Representantes das Cooperativas Rurais – Titular: Gustavo Zeme A. Santana; Suplente: Marcio José Alves.
  • Representantes do setor de Agronegócios – Titular: Janderson Garcia Cirilo; Suplente: Maria Felicia de Lima; Titular: Renato da Silva Santos; Suplente: Renato Garcia Leal.
  • Representantes da associação dos pequenos produtores da Agricultura Familiar – Titular: Alessandra Rosa da Silva; Suplente: Gerônimo Camilo da Silva; Titular: Ovídio Ferrone Nogueira; Suplente: Gabriel Antonio Pereira Bento do Prado.
  • Representantes da associação guairense de Engenheiros e Agrônomos – Titular: Carlos Roberto Destri; Suplente: Adriano Junqueira dos Santos.
  • Representantes da Câmara Municipal – Titular: Heber Gomes de Assis; Suplente: Ricardo Soares Borghetti.