//Rotatória Rubens Prudente Correa

Rotatória Rubens Prudente Correa

Em solenidade realizada na tarde do último dia 21 de fevereiro, no Palácio Rio Branco, o prefeito Duarte Nogueira assinou decreto denominando a rotatória da Av. Independência com a Av. Prof. João Fiusa de “ Rubens Prudente Corrêa”.

 A homenagem, conforme explicitado pelo prefeito, faz jus à relevância da trajetória de vida, trabalho e benemerência de Rubens como pecuarista, cafeicultor e plantador de algodão, soja e milho – cuja família tem raízes na região de Ribeirão Preto há mais de 150 anos. A família Prudente Corrêa foi representada pelo irmão mais novo do homenageado, Flávio; pela irmã Marilda; pelos filhos; pelos sobrinhos e pelos respectivos cônjuges. “Uma justa homenagem – disse Nogueira – – para uma pessoa que teve grande importância para nossa cidade e região, nos deixando como exemplos o trabalho, a dedicação à família e o amor ao próximo”.

Em nome da família, Flávio fez questão de agradecer quantos compareceram para prestigiar aquela solenidade, entre tais os vereadores Mauricio Gasparini (que discursou em nome da Câmara), Renato Zucooloto, Jean Corauci (também representando o ex-deputado federal Corauci Sobrinho) e Isac Antunes; o juiz federal Augusto Martinez; o juiz Ricardo Braga Monte Serrat (diretor do Forum de Ribeirão Preto); o presidente da Associação e do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Paulo Junqueira e o pecuarista Adir do Carmo Leonel. Fez referência, ainda , ao ex-vereador Cícero Gomes da Silva, responsável pelo projeto de lei também denominando de Rubens Prudente Correa o calçadão central da cidade. 

Pela Câmara Municipal, discursou o vereador Mauricio Gasparini; pela comunidade regional o prefeito José Luís Peres (de Brodósqui) e pelos inúmeros amigos e admiradores da família o agropecuarista Adir do Carmo Leonel. 

Tradição de benemerência 

Primogênito do casal Aristófanes Prudente Correa e Norma Valério Prudente Corrêa, Rubens Prudente Corrêa ao lado do irmão Flávio e da irmã Marilda construíram raízes sólidas e nunca deixaram de participar – a exemplo do pai e da mãe – da comunidade ribeirão-pretana e regional com ações benemerentes. Rubens – a exemplo de Flávio e da Marilda passou sua infância na fazenda da Serra onde, desde menino, aprendeu a lidar com a terra. Foi casado com Wanderly Rucian Prudente Correa e deixou dois filhos : Eduardo Rucian Prudente Corrêa e Flávia Rucian Prudente Corrêa. 

Com a morte prematura do pai teve, desde muito jovem, ao lado do irmão Flávio, de assumir responsabilidades muito acima da sua faixa etária; viveram um período de dificuldades e apreensões, mas nunca deixaram de honrar as responsabilidades herdadas do pai.. A infância ele passou na fazenda da Serra (atual propriedade da irmã Marilda e cuja sede é a mais antiga da região); na escola da fazenda aprendeu as primeiras letras com a própria mãe, que era professora. Da escola da mãe, passou para um grupo escolar em Sarandi (atual Jurucê), na antiga estação da Mogiana e atual rodoviária Aristófanes Prudente Correa. De Sarandi, junto com Flávio, passou para um internato no Colégio São José, de Batatais; do colégio São José passaram – por vontade do pai, que teve formação inglesa, residindo mais de 5 anos na Inglaterra – para uma escola inglesa, o colégio Piracicabano. Retornando a Ribeirão Preto foi matriculado, como interno, no Colégio Metodista. 

Nasceu no dia 01/12/1941 e faleceu no dia 12 de junho de 1993; tinha apenas 52 anos mas deixou um amplo legado seguindo os passos do seu avô o coronel Joaquim ( que primou pela sabedoria e visão de futuro) e do seu pai, Aristófanes.